Prefeito de Corumbá: “incêndio em ônibus foi a gota d´água para atitude mais radical”
Prefeito de Corumbá, Paulo Duarte (PT), declarou ao Midiamax que o incêndio em ônibus coletivo foi a gota d´água para que fosse necessário tomar “atitude mais radical”. Paulo Duarte anunciou em seu Twitter nesta segunda-feira (20) intervenção jurídica na empresa de transporte coletivo Viação Canarinho Ltda. Paulo Duarte disse que o problema se arrastava há […]
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Prefeito de Corumbá, Paulo Duarte (PT), declarou ao Midiamax que o incêndio em ônibus coletivo foi a gota d´água para que fosse necessário tomar “atitude mais radical”. Paulo Duarte anunciou em seu Twitter nesta segunda-feira (20) intervenção jurídica na empresa de transporte coletivo Viação Canarinho Ltda.
Paulo Duarte disse que o problema se arrastava há décadas e que estava insustentável, tendo o incêndio em ônibus do transporte público no início do ano como estopim. A intervenção seria, segundo ele, forma de resolver “de vez” o problema.
O prefeito dará coletiva em seu gabinete às 9 horas. Ele adiantou que nos próximos 180 dias a prefeitura terá representante com função diretiva na concessionária.
Decreto
De acordo com a assessoria da Prefeitura de Corumbá, as constantes irregularidades detectadas causaram sérios transtornos à população e a prefeitura não teve outra alternativa a não ser intervir na empresa concessionária dos serviços de transporte coletivo na cidade.
A decisão foi publicada por meio do decreto nº 1.297, que “dispõe sobre a intervenção na concessão do serviço de transporte coletivo urbano do Município”, publicado no Diário Oficial de hoje.
O decreto diz que “a exploração do serviço vem sendo exercida precariamente desde janeiro de 2007, por expiração de prazo contratual de concessão que se iniciou em 1º de janeiro de 1996. A intervenção objetiva quer restabelecer a adequada e eficiente prestação dos serviços, garantindo sua continuidade, a fim de ver preservado o interesse dos usuários do sistema”.
O decreto cita também a “inobservância por parte da concessionária, de condições de qualidade do serviço prestado, tanto pela inadequada manutenção da frota de veículos existente quanto pela insuficiência de veículos necessários para atendimento da demanda, colocando em risco usuários dos serviços”.
A prefeitura fez 450 notificações à empresa no ano passado, a maioria por atrasos, informa a Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat).
O incêndio
O incêndio, que aconteceu no dia 6 de janeiro, não teve nenhum ferido apesar de estar com 40 passageiros dentro do ônibus. Segundo testemunhas, as chamas começaram no motor. Os bombeiros dizem acreditar que houve pane elétrica.
Udo Faucon, gerente-geral da empresa concessionária de transporte coletivo, revelou que o ônibus tinha passado por manutenção no dia 5 de janeiro, com problema na parte elétrica do motor de arranque. A empresa não se recorda da data da última revisão feita no carro.
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