Novo boletim revela lesão de Bianchi e fala em estado crítico, mas estável

A Marussia divulgou nesta terça-feira (07) um comunicado, emitido pela família de Jules Bianchi e pela equipe médica, sobre o estado de saúde do piloto. De acordo com o boletim, a situação do francês, que sofreu um grave acidente no Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1, permanece crítica, mas estável. “Este é um momento […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Marussia divulgou nesta terça-feira (07) um comunicado, emitido pela família de Jules Bianchi e pela equipe médica, sobre o estado de saúde do piloto. De acordo com o boletim, a situação do francês, que sofreu um grave acidente no Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1, permanece crítica, mas estável.

“Este é um momento difícil para nossa família, mas as mensagens de apoio e carinho por Jules vindas de todo o mundo têm sido uma fonte de grande conforto para nós. Gostaríamos de expressar nossos sinceros agradecimentos”, disseram os familiares do piloto.

Segundo o comunicado, Bianchi sofreu lesão axonal difusa, com graves danos cerebrais. Este tipo de problema é normalmente causado por desaceleração brusca, como ocorreu com o piloto da Marussia. O francês se chocou a aproximadamente 200 km/h com um guindaste que retirava o carro de Adrian Sutil na área de escape do circuito de Suzuka.

“É extremamente grave, acontece no prolongamento dos neurônios. Isso faz com que a função dos neurônios fique desligada. É traumática e bastante grave. As pessoas ficam em coma e ela causa sequelas”, explicou ao UOL Esporte o médico Leandro Teles, neurologista da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. “Não é uma lesão de operação. Não tem como conduzir, é manter o paciente em coma. Só dá para saber o que vai acontecer quando ele acordar. Isso pode acontecer em semanas ou meses”.
Removido para o Hospital Universitário de Mie, na cidade de Yokkaichi, ele foi submetido a uma cirurgia e está na UTI desde o último domingo (05).

“Os médicos do hospital estão providenciando o melhor tratamento e atenção e nós estamos gratos por tudo o que eles têm feito por Jules desde seu acidente”, afirmaram os pais do piloto.

Nesta terça, os pais do piloto chegaram da França para acompanhar a situação de Bianchi. Eles permaneceram por cerca de duas horas no hospital, conversaram com a equipe médica e deixaram o local sem conversar com a imprensa.

Também estiveram no hospital o empresário de Bianchi, Nicolas Todt, e os médicos Gerard Saillant, que viajou ao Japão a pedido da família do piloto, e Alessandro Frati, neurocirurgião fornecido pela Ferrari.

Saillant é ex-chefe do departamento de traumatologia e cirurgia ortopédica do Hospital Universitário Pitié-Salpêtrière, em Paris, e trabalhou em casos de lesões graves de outros atletas, como Ronaldo e Michael Schumacher. Atualmente é presidente da comissão médica da FIA. Já Frati é neurocirurgião da Universidade de Roma La Sapienza

“Eles chegaram ao hospital hoje e se encontraram com a equipe médica responsável pelo tratamento de Jules, de forma a serem totalmente informados de seu estado clínico para estarem aptos a aconselharem a família. Os professores Saillant e Frati reconhecem o excelente atendimento prestado pelo Hospital Geral de Mie e gostariam de agradecer aos seus colegas japoneses”, trouxe o comunicado.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados