Na escola com melhor Ideb de Campo Grande, equipe diz que dedicação é o único ‘segredo’
A nota de 7,1 obtida pela Escola Municipal Etalívio Pereira Martins no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) deixou professores e alunos surpresos. Conforme a projeção do Ideb, em 2013 a meta estipulada para a unidade era de 5,4 e a maior pontuação seria de 6,4, mas somente para o ano de 2021. A […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A nota de 7,1 obtida pela Escola Municipal Etalívio Pereira Martins no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) deixou professores e alunos surpresos. Conforme a projeção do Ideb, em 2013 a meta estipulada para a unidade era de 5,4 e a maior pontuação seria de 6,4, mas somente para o ano de 2021. A escola conquistou a média na análise da educação nos primeiros anos do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º anos.
A superação na nota fez os holofotes se voltarem para os métodos aplicados na escola. Qual a fórmula fez a Etalívio Pereira, com 579 alunos e 10 salas de aula, se tornar a melhor de Campo Grande?
Segundo a equipe, a resposta é simples e conhecida de todo mundo: dedicação, foco e integração entre professores e alunos. O diferencial da escola foi o fato de ter aplicado a fórmula na rotina das salas de aulas.
“Tivemos foco, trabalhamos em equipe, acreditamos no trabalho dos professores, na orientação dos alunos e nas reuniões com os pais. Desenvolvemos bastante o trabalho lúdico com os estudantes e a nossa aposta está no trabalho sintonizado de todos nós”, detalhou a diretora Sandra Aparecida Penrabel.
A notícia de que a escola superou o esperado foi dada pela própria diretora, que reuniu estudantes e professores para anunciar a conquista. “Reuni todos na quadra e falei do Ideb, ficamos todos felizes e batemos palmas”, disse.
Enquanto atendia à imprensa, a diretoria mostrava orgulhosa todas as atividades realizadas pelos alunos, organizadas uma a uma dentro de uma pasta. A menor nota obtida pela escola foi de 4,3 em 2005, no início da avaliação do Ideb. Nos anos seguintes, os números só avançaram.
Além da Escola Etalívio Pereira Martins, a primeira escola municipal erguida em Campo Grande, a Bernardo Franco Bais, localizada na Avenida Calógeras, também se destacou no levantamento do Ideb em relação aos anos finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano.
A unidade ganhou a nota de 5,8 – número colocado como meta para o índice de 2021. Para 2013, esperava-se 4,3. A escola de 82 anos conta com 412 alunos e 14 turmas. Apesar de terem conquistados resultados acima da média em séries diferentes, o segredo do progresso é unânime: sintonia e valorização do profissional.
Veja abaixo a nota obtida pelas escolas municipais de Campo Grande no Ideb nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental :
1º ao 5º ano :
6º ao 9º ano :
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Projeto manobrado por bancada da bala facilita acesso a armas por condenados
Ele escolheu um apensado que vai na contramão do projeto original
Assembleia define ações contra Agepen e policial penal decidirá por horas extras
Mobilizações são em cobrança pela demora da estruturação da carreira da Polícia Penal
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.