Mujica quer cidadão do Mercosul com residência no Uruguai
Enquanto você lê este artigo, está em avaliação no Uruguai um projeto de lei que, se aprovado, dará a “nosotros” o direito de morar permanentemente no Uruguai, a Pasárgada dos hippies latinos. O presidente uruguaio, José Pepe Mujica, enviou ao parlamento um projeto de lei que dá residência permanente “automática” no Uruguai a todos os […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Enquanto você lê este artigo, está em avaliação no Uruguai um projeto de lei que, se aprovado, dará a “nosotros” o direito de morar permanentemente no Uruguai, a Pasárgada dos hippies latinos.
O presidente uruguaio, José Pepe Mujica, enviou ao parlamento um projeto de lei que dá residência permanente “automática” no Uruguai a todos os cidadãos dos países do Mercosul. Argentina, Brasil, Paraguai, Venezuela, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru podem cruzar os dedos.
Deputados e senadores ainda precisam votar para a aprovação da medida, que modifica a lei de Migração número 18.250. Outros estrangeiros deverão seguir trâmites mais rigorosos com mais exigências, segundo o jornal uruguaio El País.
Uma das justificativas para o projeto de lei é a “vocação integracionista” do país. “(O projeto) é parte de uma política de imigração com base em uma perspectiva de direitos e em linha com os compromissos nacionais assumidos”, em referência ao acordo do Mercosul em 2002.
O projeto de lei enviado ao Parlamento também facilita a residência permanente no país a cônjuges, pais, irmãos e netos de uruguaios.
Em 2013, houve um salto considerável de busca de residência permanente no Uruguai. Somente no ano passado, o Uruguai deu residência permanente a 1.645 cidadãos argentinos, sendo que em 2012 foram 461. O número total de residências permanentes em 2013 foi 5.885, contra 2.426. Em tempo: o Uruguai só legalizou a produção e o comércio da maconha em dezembro do ano passado.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Famosas em MS, caminhonetes apresentam desempenho de segurança diferentes
Conheça os motivos que levaram modelos a obterem notas tão diferentes no teste da Latin NCAP
Campo Grande está entre as 10 capitais brasileiras com aumento nos casos de síndrome respiratória, aponta Fiocruz
A recomendação é utilizar máscara em locais com aglomeração ou sem ventilação
Câmara de Camapuã aprova lei que repassa R$ 3,12 milhões à Sociedade de Proteção à Maternidade e à Infância
A lei estabelece que o valor será repassado em 12 parcelas mensais iguais, no valor de R$ 260.000,00, durante o ano de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.