Mato Grosso do Sul tem o maior número de ações pela impugnação de candidaturas no Brasil

De todas as ações registradas em 20 Estados que tiveram dados contabilizados, que totalizam 613 pareceres, 89 são de Mato Grosso do Sul.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

De todas as ações registradas em 20 Estados que tiveram dados contabilizados, que totalizam 613 pareceres, 89 são de Mato Grosso do Sul.

Mato Grosso do Sul é o estado que mais tem ações de impugnação de candidatura até o momento, segundo dados do MPF (Ministério Público Federal). Nas 20 unidades da federação que tiveram dados contabilizados até esta quarta-feira (16) foram 613 pareceres, sendo 89 somente em Mato Grosso do Sul.

Os dados do MPF levam em conta informações das PREs (Procuradoria Regional Eleitoral). Se comparado ao número de candidaturas analisadas no Estado, os procuradores viram problemas em 14,9% dos registros.

Rio Grande do Sul é a região com o menor número de ações de impugnação até agora, com apenas sete casos. O segundo maior número absoluto está no Rio Grande do Norte, com o total de 86 pedidos.

Proporcionalmente, o percentual de candidaturas com problemas naquele estado chega a 21,5%. Entre os gaúchos, por exemplo, é de 0,66%.

Os pedidos de impugnação são feitos à Justiça Eleitoral. Os candidatos têm uma semana para recorrer e, depois, cabe ao Judiciário o parecer final.

Na lista dos candidatos com ação de impugnação em Mato Grosso do Sul estão, entre outros, o ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), que tenta chegar ao Senado; o atual deputado estadual Onevam de Matos (PSDB); o candidato do PSOL a senador, Lucien Garcia de Rezende; e o ex-prefeito de Amambai, Dirceu Lanzarini (PR).

Conteúdos relacionados