Idosa é chamada de relaxada por funcionária de posto ao pedir para trocar carteirinha

Uma idosa de 64 anos foi chamada de relaxada e segundo a família, humilhada e em um posto de saúde do bairro Aero Rancho, em Campo Grande. Segundo a filha da aposentada, a administradora Elinete Ricarte, a confusão aconteceu na Unidade Básica de Sáude (UBS), na quinta-feira (30), por causa do pedido de troca de uma […]

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Uma idosa de 64 anos foi chamada de relaxada e segundo a família, humilhada e em um posto de saúde do bairro Aero Rancho, em Campo Grande. Segundo a filha da aposentada, a administradora Elinete Ricarte, a confusão aconteceu na Unidade Básica de Sáude (UBS), na quinta-feira (30), por causa do pedido de troca de uma carteirinha de saúde. A família diz que a idosa chegou a passar mal por conta do nervoso da situação.

Conforme a família, a funcionária, identificada como Tatiana, teria mandado a idosa deixar de ser relaxada. A funcionária fez as afirmações em voz alta e também direcionando à outra idosa que estava no local. “Ela ficou falando que o filho dela tinha 21 anos e a carteirinha dele estava inteira. Ficou o tempo todo falando em alto e bom som que idoso era relaxado. Ela [mãe] começou a chorar, ficou desesperada e a pressão subiu”, afirma Elinete.

Outra atendente do posto de saúde viu a situação e disse que seria possível a troca da carteirinha, mas Tatiane teria reclamado da atitude da colega falando que não era para trocar,que ela [ outra atendente] iria ‘se ver’ com ela”. Além de trocar a carteirinha da idosa, a atendente orientou a idosa a registrar uma reclamação com o gerente do estabelecimento de saúde, identificado como Reginaldo. A filha diz que ele aceitou a reclamação e chamou a atenção da funcionária no corredor do posto de saúde.

Como a idosa continuou reclamando da atitude da funcionária, acabou sendo chamada de mentirosa por ela. Conforme a família o gerente tentou apaziguar a situação, mas falou para idosa parar de reclamar, pois a servidora estava grávida. “Ele falou para não fazer nada. Que a atendente é nova na função e esta grávida. Falou para não fazer nada, senão, ela perderia os direitos dela”, afirma.

A família da idosa formalizou uma reclamação na ouvidoria da Prefeitura de Campo Grande, mas não sabe qual o prazo para ter uma resposta do caso. Eles temem que a idosa seja mal atendida da próxima vez que for ao posto de saúde. “É uma atitude que cabe alguma medida administrativa, disciplinar. Mês que vem ela vai lá de novo, não sabemos se vai ser atendida por ela”, diz.

Procurada pela Midiamax a prefeitura de Campo Grande não retornou email com pedido de  esclarecimentos sobre o caso até a publicação desta matéria.

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