HU se esquiva e diz que aguardará comunicado para atender vítimas trazidas pelo Samu

O HU (Hospital Universitário de Campo Grande) se esquivou e disse que aguardará comunicado oficial da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para atender as vítimas trazidas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O coordenador do Samu, José Eduardo Curry, declarou nesta quarta-feira (13) que o HU e o Hospital do Pênfigo passarão a atender as vítimas, após a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O HU (Hospital Universitário de Campo Grande) se esquivou e disse que aguardará comunicado oficial da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para atender as vítimas trazidas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O coordenador do Samu, José Eduardo Curry, declarou nesta quarta-feira (13) que o HU e o Hospital do Pênfigo passarão a atender as vítimas, após a Santa Casa vetar a chegada de novos pacientes, devido à superlotação.

A assessoria do HU relatou que o superintendente do hospital não foi nem informado do fechamento do pronto-socorro da Santa Casa e que, enquanto não for comunicado, o Hospital funcionará conforme o contrato feito com a Sesau.

Sesau garante ajuda do Pênfigo

A reportagem não conseguiu entrar em contato com o Hospital do Pênfigo, porém, segundo nota da Sesau, o Hospital ampliara de seis para dez as vagas diárias no setor de Ortopedia.

A nota ainda revela que a Sesau acionará o Ministério Público Federal para cobrar que o HU faça o atendimento.

Santa Casa superlotada

Segundo Cury, a Santa Casa vetou a chegada de pacientes ao setor pré-operatória da ortopedia e traumatologia. De acordo com o coordenador do Samu a lotação da Santa Casa não costuma durar muito tempo. “Logo será resolvido”, frisa.

A assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros informou que, nesses casos de lotação da Santa Casa, quem tem a autonomia para decidir para onde levar os doentes é o Samu. A decisão do hospital, inicialmente, é válida pelas próximas 48 horas.

(Matéria alterada para acréscimo de informações às 17h12)

Conteúdos relacionados