Todos os dias às 15h45 era sagrado, o avô de Cynthya Sudbrack Belin, deixava a lavoura e os afazeres do campo e ia para casa se limpar para sentar-se à mesa e tomar seu café. E não era só um cafezinho preto, como o brasileiro gosta, que ele saboreava. Na mesa, cucas, pães, strudel, schmier, nata, queijo, salame, mel, queschmier, conservas, chocolate quente, café, chás, wafles, tortas, vinhos e tudo que alemão gosta.

Cynthya explica que o tradicional café colonial, vindo da Europa, e mantido nas regiões do sul pelos descendentes alemães e italianos, tinha sempre muita fartura. Ela diz acreditar que o clima europeu favorece a comilança, e no sul acabou se mantendo. “Acho que é por causa do clima que se come tanto. Hoje, o café colonial tem mais apelo turístico. No sul várias casa servem”, conta.

Na casa dela, lembra, a avó colocava a mesa pontualmente às 16 horas. O avô chegava da lavoura, os filhos das escolas ou do campo, e muitas vezes os parentes também iam chegando, e todos comiam, conversavam e confraternizavam. “Era mais um momento de a família se encontrar”, diz, sobre o hábito que se tornou tradição.

Como boa gaúcha, Cynthya não esquece os momentos de fartura e para trazer um pouco do sul para Campo Grande organiza neste domingo o verdadeiro ‘café colonial’ com tudo que tem direito. No cardápio cucas, bolos, tortas, geleias, pães, frios e um pouco de cultura local, chipa, sopa paraguaia, saltenha e outras delícias regionais vão entrar no cardápio do evento que acontece neste domingo (6), às 16h30, na Rua Bom Pastor, 582, Vilas Boas.

O ingresso custa R$ 35,00 e pode comer e beber a vontade, só não estão inclusos refrigerantes e cervejas.

Receita de cuca

Ingredientes

2 ovos inteiros

100 g de manteiga

125 ml de óleo

1 ½ de açúcar refinado (tem de ser refinado)

3 xícaras de trigo

2 xícaras de água morna

2 xícaras de leite morno

10 g de fermento biológico instantâneo

Preparo

Coloque o trigo em uma vasilha, acrescente o fermento biológico e mexa bem. Coloque depois o ovo, o óleo, a manteiga, o açúcar, o leite, a água, e misture bem. Acrescente os ingredientes sempre mexendo a massa. Mecha até a massa ficar homogênea. Separe e deixe crescer por 45 minutos. Sove a massa, acrescente a farofa e deixe crescer por mais 45 minutos. Depois ponha para assar em forno médio.

Farofa

1 ½ xícara de trigo

1 xícara de açúcar

50 g de manteiga

Canela e açúcar de baunilha a gosto.

Preparo

Misture bem todos os ingrediente com a mãe até ficar uma farofinha.