Ex-ministro de Minas e Energia será processado por minoritários da OGX

O ex-ministro de Minas e Energia Rodolpho Tourinho será incluído como réu nas próximas ações de um grupo de cerca de 40 acionistas minoritários da Óleo e Gás Participações, ex-OGX, segundo informações publicadas nesta quinta-feira pelo jornal O Estado de S.Paulo. Esses acionistas começaram um série enxurrada de processos relacionados à companhia, que entrou com […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O ex-ministro de Minas e Energia Rodolpho Tourinho será incluído como réu nas próximas ações de um grupo de cerca de 40 acionistas minoritários da Óleo e Gás Participações, ex-OGX, segundo informações publicadas nesta quinta-feira pelo jornal O Estado de S.Paulo. Esses acionistas começaram um série enxurrada de processos relacionados à companhia, que entrou com pedido de recuperação judicial no ano passado. Entre os processados estão o fundador da OGX, Eike Batista, e o ex-ministro da Fazenda Pedro Malan.

Segundo o jornal, o processo contra Tourinho será iniciado na próxima semana.

Crise

A endividada petroleira OGX, do empresário Eike Batista, pediu recuperação judicial na 4ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro no fim de outubro. O pedido foi aceito pela Justiça.

A empresa declarou passivo consolidado de R$ 11,2 bilhões no pedido de recuperação judicial. O pedido de recuperação da empresa já era amplamente esperado, depois que fracassaram as negociações com detentores de US$ 3,6 bilhões em bônus da OGX no exterior para uma reestruturação da dívida.

Caso a recuperação não seja eficaz os acionistas estarão na última linha de prioridades de pagamentos, e receberão o seu saldo na liquidação dos ativos apenas após o pagamento de todos os credores. “É improvável que reste alguma quantia, o que é muito pouco provável já que hoje – antes mesmo de um possível processo de recuperação, eles possuem um ativo já de pouco valor”.

Conteúdos relacionados