“Estórias e Canções da Nossa Terra” leva folclore a alunos da Rede Pública

O projeto Estórias e Canções da Nossa Terra, desenvolvido pelo artista plástico e diretor teatral Jorge de Barros com o patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul passará este mês de outubro por mais quatro municípios unindo música e contações de causos para crianças. Alunos de Jardim […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O projeto Estórias e Canções da Nossa Terra, desenvolvido pelo artista plástico e diretor teatral Jorge de Barros com o patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul passará este mês de outubro por mais quatro municípios unindo música e contações de causos para crianças.

Alunos de Jardim (Escola Cel. Juvêncio no dia 6 de outubro), Guia Lopes da Laguna (Escola Salomé Melo Rocha, dia 7), Coxim (Escola Creuza Aparecida Della Costa e Escola Padre Nunes, nos dias 13 e 14) e Rio Verde (Escola Vergelino Mateus de Oliveira, dia 14) receberão o projeto que une as histórias e causos de Jorge de Barros às canções dos músicos Guga Borba e Jerry Espíndola, além de pitadas de cenas de teatro com bonecos. O objetivo é mostrar aos estudantes um pouco do folclore regional.

“Serão shows de contação de estórias e teatro somado as músicas compostas e cantadas pelos cantores da região, Guga Borba e Jerry Espindola. Vou contar os ‘causos’ do nosso folclore como o Pai do Mato, que é o protetor do cerrado, a Minhoca Gigante do rio Paraguai, a Mãe D´água, ou seja, levar um pouco do conhecimento da área da arte regional”, explica o artista.

Segundo Jorge, o projeto é uma forma de levar ao processo pedagógico um contato maior com a cultura regional. “Esses ‘causos’ foram colhidos no Estado e são estórias que normalmente não são contadas dentro da grade curricular, somente os nacionais como o saci, por exemplo, são citados. Temos uma grande riqueza dentro do processo folclórico da nossa região e se a gente não tivesse esse apoio do Estado com certeza não teria como produzir um trabalho como esse”.

O projeto já passou por Campo Grande e outros municípios sul-mato-grossenses e é voltado para escolas da rede pública de ensino.

Artista plástico, ator e diretor de teatro, Jorge de Barros atua nas artes de Mato Grosso do Sul desde 1982 participado de diversos espetáculos teatrais, feiras de artesanato e artes no Estado e em outras regiões do país. Confecciona bonecos para o artesanato e peças teatrais com diversos materiais (espuma, sucata, papel machê).

Conteúdos relacionados