Empresa australiana cria projeto de casa em penhasco

Uma empresa australiana criou um projeto de uma casa idealizada para moradores que não têm medo de altura. Batizada de ‘Cliff House’, ou ‘Casa no Penhasco’, a casa possui vista deslumbrante para o oceano e se localiza na ponta de um rochedo. O conceito foi criado pela empresa Modscape, sediada na Áustralia, que projeta e […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Uma empresa australiana criou um projeto de uma casa idealizada para moradores que não têm medo de altura.

Batizada de ‘Cliff House’, ou ‘Casa no Penhasco’, a casa possui vista deslumbrante para o oceano e se localiza na ponta de um rochedo.

O conceito foi criado pela empresa Modscape, sediada na Áustralia, que projeta e constrói casas pré-fabricadas.

A casa possui três quartos (sendo uma suíte), uma sala de estar, uma garagem, um lavabo, um spa a céu aberto e uma churrasqueira no andar inferior.

A decoração interna é propositadamente minimalista para que o visitante preste atenção “nas vistas transcendentais do oceano”.

Segundo o site da empresa, o esboço ganhou forma quando um casal procurou a companhia e questionou os projetistas se seria possível construir uma casa de veraneio nas extremidades da costa do Estado de Victoria, na Austrália.

Inspirada pela forma como as cracas se agarram aos cascos dos navios, o projeto prevê a divisão da casa em cinco módulos conectados por um elevador. A estrutura seria ligada ao penhasco por pinos de aço.

À primeira vista, um dos principais obstáculos seria a maresia – afinal, a casa poderia estar sujeita à erosão vinda do mar.

Mas, segundo Maxwell Hutchinson, ex-presidente do Royal Institute of British Architects, não há razão pela qual a casa não poderia ser erguida. Vigas suspensas presas à rocha poderiam aguentar a estrutura tais como grampões suportam alpinistas, acrescentou o especialista.

De acordo com Hutchinson, enquanto muitas pessoas acreditam que as casas têm de ser erguidas do chão para cima, é igualmente possível, pelo menos em teoria, construí-las em suspenso. Há um sem número de exemplos espalhados pelo mundo, desde casas flutuantes até submarinas, passando por hotéis de gelo.

O especialista adverte, no entanto, que “todas essas coisas são caras porque a indústria da construção detesta qualquer coisa fora do comum”.

Sendo assim, um eventual comprador da Cliff House teria de “abrir a carteira” para vê-la pronta, além, é claro, de “não ter medo de altura”, brinca Hutchinson.

Conteúdos relacionados