Depois de cancelamento, CPI da Homex apresenta relatório final nesta segunda

Depois de ser cancelada a leitura do relatório final da CPI da Homex, na semana passada, os vereadores apresentam as conclusões das investigações nesta segunda-feira (28). A comissão foi instaurada para apurar irregularidades em empreendimentos da empresa mexicana na Capital. O relator da CPI, vereador Carlão (PSB) afirmou que após a leitura na íntegra do […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Depois de ser cancelada a leitura do relatório final da CPI da Homex, na semana passada, os vereadores apresentam as conclusões das investigações nesta segunda-feira (28). A comissão foi instaurada para apurar irregularidades em empreendimentos da empresa mexicana na Capital.

O relator da CPI, vereador Carlão (PSB) afirmou que após a leitura na íntegra do relatório, os documentos serão encaminhados à presidência nacional da Caixa Econômica Federal, ao Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul, Ministério Público do Estado, ao Ministério Público do Trabalho e ao Congresso Nacional.

A apresentação da conclusão dos trabalhos estava marcada para a semana passada, mas o presidente da comissão, vereador Alceu Bueno (PSL), cumpria uma agenda fora da cidade e não conseguiu retornar a tempo, cancelando a leitura do relatório.

Processo

A CPI da Homex foi aberta no dia 10 de setembro de 2013, tendo seus trabalhos prorrogados, a fim de investigar denúncias de irregularidades em obras habitacionais executadas pela empresa mexicana, que apresentavam rachaduras, vazamento de esgoto e infiltrações, estando, inclusive, com estapas paralisadas.

Assim que foi criada, a primeira providência tomada pela CPI foi realizar uma visita “in loco” para conhecer de perto os problemas enfrentados pelos moradores dos residenciais construídos pela Homex no Bairro Paulo Coelho Machado, onde foram constatadas as irregularidades denunciadas.

Os parlamentares ouviram o depoimento de moradores e mutuários dos empreendimentos da Homex, além de representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS), Sindicato da Indústria da Construção em Mato Grosso do Sul (Sinduscon-MS), Caixa Econômica Federal, Defesa Civil, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil (Sintracon), da empresa VBC Engenharia Ltda. e da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Os diretores da Homex no Brasil foram intimados para prestar esclarecimentos à CPI por diversas vezes, mas nunca compareceram às oitivas e por isso não foram ouvidos pelos parlamentares.

Conteúdos relacionados