Copa inspira roteiro gastronômico com receitas simples a pratos elaborados

O circuito gastronômico de Campo Grande recebeu uma inspiração mundial de dar água na boca. A Copa do Mundo estimulou bares e cafeterias da cidade a criar sugestões de bebidas, pratos e quitutes para serem degustados durante as partidas de futebol. Com ingredientes típicos de 10 países o Boteco Maracutaia tem servido pratos especiais desde […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O circuito gastronômico de Campo Grande recebeu uma inspiração mundial de dar água na boca. A Copa do Mundo estimulou bares e cafeterias da cidade a criar sugestões de bebidas, pratos e quitutes para serem degustados durante as partidas de futebol.

Com ingredientes típicos de 10 países o Boteco Maracutaia tem servido pratos especiais desde a semana passada. “Escolhemos os principais países e aqueles com influência gastronômica”, afirma Marcílio Galeno, chefe e proprietário do bar.

De acordo com o proprietário, a ideia de preparar pratos durante o campeonato é oferecer mais opções aos torcedores que escolhem o local para assistir aos jogos. “Achei legal trazer a ideia de inovar e quis brincar com os ingredientes”, ressalta.

A primeira seleção contemplada foi o principal rival do Brasil, a Argentina. Em homenagem a Diego Maradona, ex-craque da seleção, foi servido, na semana passada, o prato “Dieguito”, com parrilhada de ponta de costela.

Esta semana, o prato da vez lembra o segundo oponente da seleção brasileira, o México. Nachos com chilli, molho de cheddar e guacamole são as iguarias servidas durante a semana. O Brasil ainda será homenageado com ceviche de piranha e a França com petit gateau de rabada com purê de batata.

Além do Brasil, Argentina e México, Itália, França, entre outros países, serão homenageados com as respectivas iguarias, dependendo de quais seleções avançarem para as próximas fases.

A cafeteria Fran’s Café também sugere uma bebida natural nos tons de verde e amarelo. É o suco canarinho, à base de maçã verde e laranja. Além dele, um café edição comemorativa com mistura de grãos é novidade no cardápio.

“O suco canarinho tem agrado muito nosso clientes”, comenta o proprietário Diego Portela.

Com nomes criativos, o bar Mercearia optou por inserir no menu lanches e pratos saborosos. Um exemplo é o “1958 Zagallo”, feito com bacalhau, com cubinhos de pimentão vermelho e molho branco. Já a outra dica é o “1962 Garrincha”, dois saborosos mini-hambúrgueres com carne, queijo prato, tomate seco, rúcula e maionese.

Mas para quem decidiu ver os jogos em casa mesmo, uma sugestão econômica e fácil de fazer é o Bolinho da Copa. A funcionária pública Tânia Maria Gonçalves conta que viu a receita em um programa de culinária e preparou para receber os torcedores em sua residência.

Na mesma medida que o bolinho é fácil de ser feito o quitute também é de dar água na boca. Com ingredientes simples como: polvilho doce, queijo curado ralado e ovos, a massa deve ser levada ao óleo quente em pequenas porções.

“Eu coloco bastante queijo para ele ficar mais gostoso, é fácil de fazer e fica uma delícia”, assegura.

Caso você, leitor, tenha alguma sugestão criativa de um prato ou bebida inspirado na Copa do Mundo envie a dica para nós pelo WhatsApp do Mídiamax 67 9207-4330, nos comentários, ou ainda pelo e-mail: [email protected]

Conteúdos relacionados