Coalizão bombardeia campos de petróleo tomados pelo EI na Síria
A coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos bombardeou nesta quinta-feira (25) à noite campos de petróleo sob controle do grupo radical EI (Estado Islâmico), na província síria deDeir Ezzor, na fronteira com o Iraque, informou nesta sexta (26) o Observatório Sírio de Direitos Humanos. Os ataques ocorrem pelo terceiro dia consecutivo, em uma ofensiva à […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos bombardeou nesta quinta-feira (25) à noite campos de petróleo sob controle do grupo radical EI (Estado Islâmico), na província síria deDeir Ezzor, na fronteira com o Iraque, informou nesta sexta (26) o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
Os ataques ocorrem pelo terceiro dia consecutivo, em uma ofensiva à qual o Reino Unido pode se unir, mas apenas no Iraque.
Ao mesmo tempo, as aviações americana e francesa prosseguiram com a pressão no Iraque, com ataques aéreos na quinta-feira contra as posições deste grupo extremista sunita.
Os bombardeios desta sexta atacaram um centro de comando do EI nos arredores da cidade de Al-Mayadin, na mesma província, assim como as instalações petrolíferas e outra base dos jihadistas na província de Hasaka (nordeste), disse esta ONG, que conta com uma ampla rede de informantes e militantes.
O objetivo dos ataques contra as refinarias é cortar uma das principais fontes de renda dos jihadistas que, segundo os especialistas, podem estar obtendo de 1 a 3 milhões de euros por dia com a venda de petróleo contrabandeado a intermediários de países vizinhos.
Os ataques da coalizão na Síria mataram desde terça-feira 141 jihadistas, dos quais 129 estrangeiros, segundo o OSDH.
Entre os estrangeiros, 84 estavam afiliados ao EI.
Após o apelo do presidente americano, Barack Obama, ao mundo para se somar à luta contra esta rede da morte, o Parlamento britânico debate nesta sexta-feira dar autorização à participação do Reino Unido na ofensiva aérea no Iraque.
“É uma missão que vai durar não apenas meses, e sim anos, mas acredito que temos que estar preparados para este compromisso”, disse Cameron aos deputados.
“O EI deve ser erradicado”, declarou Bethany Haines, filha do refém britânico David Haines, sequestrado na Síria e decapitado pelo EI.
A execução de Haines ocorreu depois da decapitação de dois jornalistas americanos também sequestrados na Síria.
O EI proclamou um califado no Iraque e na Síria no final de junho. No mês seguinte, cerca de 6.300 pessoas aderiram a suas fileiras, de tal modo que julho foi quando mais recrutamentos o EI fez desde que começou a operar na Síria em abril de 2013.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.