Base central da Guarda Municipal é inaugurada em Campo Grande
Na manhã desta terça-feira (2), o prefeito Gilmar Olarte inaugurou a quinta base administrativa da Guarda Municipal, instalada na Região Urbana do Centro, no prédio do antigo terminal rodoviário. A partir desta base, a corporação vai atuar com ações preventivas de segurança no quadrilátero central e nas Orlas Morena e Ferroviária. Na ocasião, o prefeito […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na manhã desta terça-feira (2), o prefeito Gilmar Olarte inaugurou a quinta base administrativa da Guarda Municipal, instalada na Região Urbana do Centro, no prédio do antigo terminal rodoviário. A partir desta base, a corporação vai atuar com ações preventivas de segurança no quadrilátero central e nas Orlas Morena e Ferroviária. Na ocasião, o prefeito também assinou um convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia, com vistas à viabilização de recursos para montar uma central de monitoramento de chuvas e desastres naturais. O atendimento desta área será feita por 38 guardas municipais/dia, perfazendo um total de 238 deste pelotão, que agirá com sete veículos. A área de jurisdição deste pelotão tem uma população estimada em 300 mil habitantes.
A instalação das bases da Guarda Municipal, a principio uma em cada macro região da Capital, tem omo objetivo descentralizar as ações da corporação. “Queremos fazer com que as pessoas se sintam ou tenham naturamente mais segurança e estamos fazendo isso aproximando os guardas da população. Visamos estar cada vez mais perto e somar com ações, atitudes, eficiência e eficácia para a área da Segurança Pública e ainda mais dos direitos sociais”, destacou o prefeito.
O chefe da base inaugurada, Anderson Gonzaga, destacou que os principais trabalhos desenvolvidos serão o da educação preventiva à criminalidade, do uso de drogas, realização de projetos sociais e rondas ostensivas. “Estamos em alerta especial para evitarmos vandalismo, depredação, pequenos furtos, entre outras ações criminosas. Bem como desenvolver o combate às drogas, que sabemos que temos em maior quantia ou mais à vista nesta área central”, enumerou. O presidente do Conselho de Segurança do Centro, Adelaido Espinosa Vila, destacou a importância da instalação da Base porque traz mais segurança à região.
O prefeito já determinou a SAS (Secretaria de Assistência Social) que organize a parceria com a GM nas ações para resgatar os dependentes químicos que perambulam pelas ruas do centro. Gilmar Olarte diz que pretende reforçar a parceria da Guarda com a Polícia Militar e um trabalho social para recuperar estas pessoas que precisam do apoio e acompanhamento psicológico para se libertar das drogas.
Além desta base da região do Centro, já foram inauguradas as bases das regiões do Imbirussu, Bandeira, do Lagoa e Anhanduizinho. Faltam ser inaugurada a base da região do Segredo e Prosa. Estiveram prestigiando a inauguração o vereador Otavio Trad, o secretario de Governo, Rodrigo Pimentel; o secretario adjunto da Juventude, Murilo Matos; o Ouvidor Geral do município, Eduardo Haddad; o o major Oéliton Figueiredo, da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar; o comandante do Corpo de Bombeiros da região central, Jairo Kamimura; o presidente da ACICG (Associacao Comercial e Industria de CG), João Carlos Polidoro; o delegado Said, da Depac-Centro.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Projeto manobrado por bancada da bala facilita acesso a armas por condenados
Ele escolheu um apensado que vai na contramão do projeto original
Assembleia define ações contra Agepen e policial penal decidirá por horas extras
Mobilizações são em cobrança pela demora da estruturação da carreira da Polícia Penal
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.