Banco é condenado a devolver cobrança indevida a aposentados na Capital

O Banco Santander foi condenado nesta segunda-feira (7) a devolver cobrança indevida a aposentados e pensionistas em Campo Grande. A Justiça definiu pela nulidade das cobranças de TAC (Taxa de Abertura de Crédito) e TEB (Taxa de Emissão de Boleto) feitas pelo Santander e o banco devolverá os valores cobrados. O magistrado titular da vara […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Banco Santander foi condenado nesta segunda-feira (7) a devolver cobrança indevida a aposentados e pensionistas em Campo Grande. A Justiça definiu pela nulidade das cobranças de TAC (Taxa de Abertura de Crédito) e TEB (Taxa de Emissão de Boleto) feitas pelo Santander e o banco devolverá os valores cobrados.

O magistrado titular da vara sustentou que o Superior Tribunal de Justiça “dirimiu qualquer dúvida que pudesse existir acerca do tema, estabelecendo que a cobrança das tarifas só é permitida se baseada em contratos anteriores a 30 de abril de 2008.” Desse modo, explicou o juiz que o pedido da associação merece ser julgado procedente em relação à cobrança das duas taxas.

A associação pediu que a decisão se estendesse também para quem não for idoso ou aposentado. O pedido foi aceito pelo juiz, cuja decisão alcança todos os correntistas do banco que tenham pagado as taxas TAC e TEC, além da cobrança da comissão de permanência cumulada com outros encargos em contratos de adesão firmados após 30 de abril de 2008.

(Com informações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Conteúdos relacionados