Audiência pública discute prevenção e combate à leishmaniose em Campo Grande
Acontece nesta sexta-feira (15), a partir das 14 horas, a audiência pública de Prevenção e combate a leishmaniose – estamos no caminho certo?, no Plenarinho da Câmara Municipal de Campo Grande. A sessão irá demonstrar o panorama da doença na cidade, tanto em animais quanto em humanos e discutir como o poder público está combatendo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Acontece nesta sexta-feira (15), a partir das 14 horas, a audiência pública de Prevenção e combate a leishmaniose – estamos no caminho certo?, no Plenarinho da Câmara Municipal de Campo Grande.
A sessão irá demonstrar o panorama da doença na cidade, tanto em animais quanto em humanos e discutir como o poder público está combatendo a leishmaniose. A guarda responsável dos animais é outro ponto a ser debatido, já que há muitos registros na polícia de abandono de cães infectados.
Segundo o CCZ (Coordenadoria de Controle de Zoonoses), desde o dia 25 de julho o órgão não recebe do Ministério da Saúde o kit para testagem de leishmaniose em cães e, por esse motivo, não está recolhendo ou recebendo animais com a suspeita da doença.
Leishmaniose
Os principais sintomas da leishmaniose para os cães são o emagrecimento repentino e lesões em várias partes do corpo. O mosquito é encontrado em regiões de mata e na cidade, em regiões periurbanas, principalmente onde há árvores e que as folhas caem no chão e ficam úmidas. Esse é um ambiente propício para a proliferação do mosquito transmissor da leishmaniose, aí esse mosquito pica um animal que está contaminado e passa a transmitir a doença para o ser humano.
Há dois tipos da doença nos seres humanos: a cutânea e a visceral. A leishmaniose cutânea é caracterizada por úlceras, em formato de crateras de vulcão, na pele. A visceral acomete órgãos internos, principalmente o fígado e o baço, tendo uma complicação mais grave e com risco de morte. Os sintomas são febre, debilidade do organismo e comprometimento do fígado e do baço.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.