Arquivo Público realiza assessoria e inventário em Caarapó, Antônio João e Ponta Porã
A Fundação de Cultura do Governo de Mato Grosso do Sul, através do Arquivo Público Estadual, realiza entre os dias 19 e 23 de maio a assessoria técnica e o projeto “Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul” com o levantamento dos acervos de Caarapó, Antônio […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Fundação de Cultura do Governo de Mato Grosso do Sul, através do Arquivo Público Estadual, realiza entre os dias 19 e 23 de maio a assessoria técnica e o projeto “Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul” com o levantamento dos acervos de Caarapó, Antônio João e Ponta Porã.
A equipe formada pelas historiadoras Áurea Coeli, Lira Dequech e pelo coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas, Fábio Mota Queiroz, realizará levantamentos, reuniões e treinamentos em instituições públicas dos municípios.
Em Caarapó e Antônio João o Arquivo Público prestará assessoria técnica para a implantação da gestão documental da administração municipal. Já em Ponta Porã, onde já está instalado o Arquivo Público Municipal, o trabalho é de orientação legal, implementação e capacitação de funcionários.
O Arquivo Público Estadual busca sensibilizar os gestores municipais a adotar uma política de preservação de seus bens patrimoniais e a visualizar a necessidade da criação de Arquivos Municipais ou outro equipamento cultural cabível. Cada município visitado recebe um manual com informações básicas a respeito da instalação, incluindo uma minuta do projeto de lei para a criação deste e a assessoria permanente.
Já o projeto do inventário propõe uma parceria com os municípios no levantamento e registro da massa documental produzida pela administração pública. A partir desta ação os gestores poderão visualizar com clareza a situação real da documentação e traçar diretrizes para a gestão documental e preservação da memória do município.
O trabalho irá abranger o Poder Executivo e Legislativo e também acervos particulares que sejam importantes na formação da história do município ou Estado, revelando os documentos que temos, onde e como os mantemos. “Não há intenção de recolher os documentos ao Arquivo Público Estadual, pois, permanecendo no lugar que lhe deu origem, seu valor terá uma dimensão especial”, explica Lira Dequech, coordenadora do Arquivo Público do Estado.
Após inventariar a massa documental e registrar todo o trabalho, o Arquivo Público Estadual publicará o resultado no formato de um catálogo. Com os documentos revelados ao público, a responsabilidade de guarda assumirá um peso maior, garantindo elementos para a adesão a uma política de preservação dos acervos.
Serviço
Outras informações sobre o projeto “Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul” podem ser obtidas no Arquivo Público Estadual, que fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, térreo, ou pelo telefone 3316-9167.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Projeto manobrado por bancada da bala facilita acesso a armas por condenados
Ele escolheu um apensado que vai na contramão do projeto original
Assembleia define ações contra Agepen e policial penal decidirá por horas extras
Mobilizações são em cobrança pela demora da estruturação da carreira da Polícia Penal
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.