Arara é encontrada morta após cair do ninho em residência da Capital

Uma arara-canindé foi encontrada morta na manhã desta quarta-feira (24), por volta das 6 horas, em uma residência na Rua Cataguases, no Jardim Novos Estados em Campo Grande. O animal tinha um pouco mais de 1 ano e vivia com a família em um ninho, no topo de uma palmeira imperial. A vendedora autônoma Rosilene Matos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Uma arara-canindé foi encontrada morta na manhã desta quarta-feira (24), por volta das 6 horas, em uma residência na Rua Cataguases, no Jardim Novos Estados em Campo Grande. O animal tinha um pouco mais de 1 ano e vivia com a família em um ninho, no topo de uma palmeira imperial.

A vendedora autônoma Rosilene Matos de Souza, de 50 anos, disse que há dois anos o casal fez o ninho em cima da palmeira. No ano passado a família começou a crescer com a chegada da arara que morreu hoje. Nesta semana, eles foram surpreendidos com o nascimento de outros dois filhotes, que permanecem no ninho.

Habituada com a presença das araras, Rosilene lamentou a morte do animal. “Quando meu filho me contou o que aconteceu, chorei, fiquei desesperada. O ninho fica em uma árvore no meu quintal, então eu era acostumada com esses”, declarou.

A família de canindé era monitorada e microchipada. O desenvolvimento das araras era acompanhado pelo Projeto Aves Urbanas – Araras na Cidade, que realiza monitoramento de ninhos naturais das araras-canindés na área urbana de Campo Grande.

Após constatar a morte, uma equipe foi acionada para recolher o animal. A bióloga Larissa Tinoco Barbosa, disse que até o momento não é possível afirmar a causa da morte, mas que a principal suspeita é de que o animal tenha sofrido traumatismo craniano.

“Encaminhamos para o exame necroscópico para saber de fato o que aconteceu, temos a suspeita, mas não temos como confirmar”, explicou. O laudo sobre a causa da morte da arara deve ser concluído em  30 dias.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados