Aprenda a usar o umidificador e evite complicações respiratórias
Em períodos de tempo seco, todos nós sofremos com os incômodos provocados pelo tempo seco. Para bebezinhos e crianças pequenas é ainda pior. Como não sabem limpar o nariz, costumam acumular mais secreções nas vias áreas respiratórias. Muitos pediatras recomendam que os pais comprem umidificadores para evitar que a secreção atrapalhe na respiração da criança. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em períodos de tempo seco, todos nós sofremos com os incômodos provocados pelo tempo seco. Para bebezinhos e crianças pequenas é ainda pior. Como não sabem limpar o nariz, costumam acumular mais secreções nas vias áreas respiratórias.
Muitos pediatras recomendam que os pais comprem umidificadores para evitar que a secreção atrapalhe na respiração da criança. Esses aparelhos parecem super simples de serem usados: é só encher de água, ligar na tomada e deixar a névoa umidificar o ar.
Só que existe o período certo de usar o equipamento. O otorrinolaringologista Michel Cahali diz que o aparelho só deve ser ligado quando a umidade do ar estiver abaixo de 30%.
E não é para deixar a máquina ligada o dia inteiro vaporizando a casa. Isso pode favorecer o aparecimento de mofo nas paredes _o que pode causar alergias respiratórias na criança.
Segundo Cahali, o umidificador deve ser ligado somente à noite, no período de sono da criança ou do adulto.
O otorrinolaringologista diz que mais eficiente que o umidificador é a limpeza nasal com soro fisiológico duas vezes ao dia. Os maiorzinhos e adulto podem espirrar uma boa quantidade de soro em cada narina e depois assoar suavemente para expelir a sujeira. Como os pequenos não sabem fazer essa operação, resta aos pais colocar uma boa dose de soro em cada narina.
Uma dica é manter o soro fisiológico armazenado na geladeira e tirá-lo 30 minutos antes de usá-lo. Cahali diz que o produto pode ficar contaminado se mantido em temperatura ambiente.
Inaladores e bombas de aspiração nasal
Outro aparelho que dá uma forcinha na fluidificação das secreções respiratórias da criança é o inalador.
Uma dica para quem pretende comprar o aparelho, que não é baratinho, é buscar modelos que permitam a inalação na posição deitada. Os modelos ultrassônicos, um pouco mais caros, fazem menos barulho e não acordam a criança no meio da inalação.
Os preços dos inaladores/nebulizadores variam de R$ 130 a R$ 300 de acordo com marca e modelo. Algumas lojas dão desconto para quem paga à vista em dinheiro, vale pechinchar.
Outro produto que ajuda a puxar o catarro do nariz das crianças é a bomba de aspiração nasal, parecida com uma pera de plástico. Você aperta a parte redondinha, coloca o bico da narina da criança e solta _esse movimento ajuda a sugar o catarro. Limpe a bomba e repita na outra narina. Lave depois com água fervente para evitar que o aparelho fique contaminado.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.