Alemanha estuda enviar drones para monitorar cessar-fogo na Ucrânia
O governo da Alemanha estuda colocar à disposição da OSCE (Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa) drones para monitorar o cessar-fogo no leste da Ucrânia, para onde viaja nesta terça-feira uma equipe de quatorze especialistas das Forças Armadas alemãs. O objetivo desse grupo, composto por técnicos, especialistas em logística e pessoal médico, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governo da Alemanha estuda colocar à disposição da OSCE (Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa) drones para monitorar o cessar-fogo no leste da Ucrânia, para onde viaja nesta terça-feira uma equipe de quatorze especialistas das Forças Armadas alemãs.
O objetivo desse grupo, composto por técnicos, especialistas em logística e pessoal médico, é analisar, junto a uma equipe francesa, as necessidades dessa missão de aviões não tripulados, informou em comunicado o Exército alemão.
Alemanha e França firmaram um acordo durante a última cúpula da Otan, realizada no País de Gales, para responder aos requerimentos da OSCE e apoiar com drones não armados a missão de observação que a organização realiza no leste da Ucrânia para comprovar se os separatistas pró-Rússia e o Exército ucraniano respeitam o cessar-fogo.
É previsto que a equipe alemã permaneça na zona de três a cinco dias para definir o que uma missão desse tipo exigiria, as medidas de proteção necessárias e o apoio sanitário e logístico que seria preciso desdobrar.
A missão de exploração está sendo conduzida pela direção da OSCE, segundo o Exército Alemão. Os militares, que irão com uniforme, mas desarmados, têm como objetivo estudar um eventual desdobramento nos arredores de Lugansk.
A operação foi elaborada em coordenação com o governo francês e a direção da OSCE, que manifestou o desejo de os drones sobrevoarem a região em duas ou três semanas.
Os aviões não tripulados alemães que participariam desta operação seriam do tipo “Luna”: máquinas de 40 quilos e 2,36 metros que podem ser equipados com até sete câmeras para filmar e fotografar uma região enquanto são controladas do solo.
Com energia para voar com seis horas de autonomia, os drones podem chegar a cinco mil metros de altura e alcançam uma velocidade máxima de até 160km/h.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Projeto manobrado por bancada da bala facilita acesso a armas por condenados
Ele escolheu um apensado que vai na contramão do projeto original
Assembleia define ações contra Agepen e policial penal decidirá por horas extras
Mobilizações são em cobrança pela demora da estruturação da carreira da Polícia Penal
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.