UFC 167: GSP vence em decisão polêmica e fala em se afastar do octógono

O canadense Georges St. Pierre teve na noite deste sábado sua luta mais difícil de sua carreira, mas manteve o cinturão dos meio-médios. No MGM Grand, em Las Vegas, GSP derrotou o americano Johny Hendricks por decisão dividida e polêmica dos jurados (48/47, 47/48 e 48/47) em evento que comemorou os vinte anos da entidade. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O canadense Georges St. Pierre teve na noite deste sábado sua luta mais difícil de sua carreira, mas manteve o cinturão dos meio-médios. No MGM Grand, em Las Vegas, GSP derrotou o americano Johny Hendricks por decisão dividida e polêmica dos jurados (48/47, 47/48 e 48/47) em evento que comemorou os vinte anos da entidade. Após o triunfo ser anunciado, o campeão falou em tom de aposentadoria dos octógonos.

“Preciso ficar um pouco fora, tem coisas importantes acontecendo que preciso resolver. Quero agradecer o UFC por me dar a chance. Vou esperar um pouco , me afastar, levei muitos golpes. Depois vou repensar um pouco. Vou ficar um pouco longe e vocês todos deveriam saber disso. Estou muito emocionado por conta disso”, afirmou St. Pierre após a luta.

O campeão dos meio-médios ainda foi questionado sobre a decisão dos jurados, já que Hendricks foi superior durante a maior parte do duelo.”Sem dúvida foi minha luta mais difícil. Perdi um pouco da memoria sobre a luta, me machuquei em um dos olhos e isso me prejudicou. Não fiquei surpreso (com o resultado), mas perdi um pouco da memória do que aconteceu. Quero parabenizar o Johny e agradecer quem torceu por mim”, explicou GSP em meio a vaias da torcida.

Hendricks, por sua vez, se mostrou perplexo com a decisão. “Achei que eu claramente venci. Ele é um grande cara, mas ei, se vocês viram a mesma luta que eu vi, saberão que eu venci. Ele é um grande lutador, mas vou voltar e pegar esse cinturão”, avisou o americano.

“Nada me surpreendeu. Sabia o que iria acontecer, estava lá o tempo todo, me defendi bem. Era a minha noite, o bom Deus não quis que eu vencesse. Mas o cinturão é meu”, disse. Ao ser perguntado sobre a possibilidade de aposentadoria de St. Pierre, Hendricks ignorou a situação. “Eu quero o cinturão. Não me importo. Quero esse cinturão. Ainda vou tê-lo”, afirmou.

Até mesmo o presidente do UFC, Dana White, considerou que Hendricks foi o vencedor. Ele ainda fez pesadas críticas ao jurados. “Foi uma desgraça. A comissão atlética de Nevada está destruindo o boxe e agora está fazendo a mesma coisa com o MMA”, disparou o dirigente em entrevista ao Sportv. Dana ainda afirmou não crer na aposentadoria de St. Pierre. “Eu discordo. Ele deve aos fãs, ao Hendricks e ao UFC”, avisou.

A luta

O primeiro round foi bem ao estilo de GSP. Hendricks tentou partir rapidamente para a trocação com a meta de acertar seu potente braço esquerdo e encerrar a luta. Entretanto, o canadense manteve sua estratégia e começou a amarrar a luta. O americano, porém, conseguiu acertar bons golpes mesmo assim.

Já o segundo assalto não foi dos mais tranquilos para o campeão. Hendricks começou a golpear duramente a cabeça de St. Pierre e feriu o rosto do rival. O canadense mostrou resistência e aguentou a surra, aproveitando para levar a disputa para mais um round em Las Vegas.

O preparo físico de GSP compensou, e o lutador voltou melhor no terceiro assalto. A parcial predominantemente viu trocação, mas desta vez o campeão foi mais efetivo. Hendricks compensou com uma queda nos minutos finais e conseguiu bons pontos com os jurados.

Para o próximo round, o americano voltou a ser melhor e passou a acertar bons golpes no rosto do canadense. St. Pierre sangrava bastante de cortes no rosto e tinha dificuldades em acertar sua estratégia.

O canadense buscou a virada no último assalto e voltou a sua estratégia “amarrada”. O campeão agarrou a perna do adversário e chegou a arrastá-lo pelo octógono. GSP prosseguiu agarrando Hendricks e levou o round desta maneira. A luta foi bastante equilibrada e os jurados optaram por dar a vitória ao campeão.

Conteúdos relacionados