Sindicato de jogadores ameaça suspender partidas na Copa por calor
O sindicato que representa os jogadores de futebol do Brasil, Fenapaf, ameaçou tomar medidas legais na Copa do Mundo de 2014 para impedir que partidas sejam disputadas no começo da tarde em locais tropicais. O presidente da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol, Rinaldo Martorelli, disse acreditar que pode obter liminares de última hora […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O sindicato que representa os jogadores de futebol do Brasil, Fenapaf, ameaçou tomar medidas legais na Copa do Mundo de 2014 para impedir que partidas sejam disputadas no começo da tarde em locais tropicais.
O presidente da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol, Rinaldo Martorelli, disse acreditar que pode obter liminares de última hora para impedir a realização de jogos, se a Fifa não concordar que as partidas ocorram em horários mais frescos do dia.
Ele disse que a proteção da legislação brasileira em relação à saúde dos trabalhadores favorece sua causa.
“Eu acho que nós podemos parar todos os jogos de abertura do campeonato que estiverem marcados para aqueles horários, o que causará enorme tumulto”, disse ele à Reuters nos bastidores de uma conferência internacional de futebol.
Martorelli alertou que adiaria uma ação legal até o último minuto possível, de modo que os organizadores da Copa não teriam tempo para reverter a decisão de uma liminar, muito utilizada no Brasil.
Em maio, um juiz emitiu uma liminar determinando a suspensão do amistoso entre Brasil e Inglaterra no estádio do Maracanã, recém-reformado, por temores de segurança, quatro dias antes do confronto. O governo do Estado do Rio de Janeiro conseguiu anular a decisão, embora a liminar tenha causado embaraço e incerteza.
“Se nós pudermos sentar com a Fifa e eles aceitarem nossas propostas, o problema está resolvido. Não vai dar tempo para eles se recuperarem, eles sabem que é um risco que eles estão correndo … eu posso ir a qualquer tribunal do país “, disse Martorelli.
Apesar de a Copa do Mundo acontecer no inverno, algumas cidades têm clima muito quente no período. Natal, Salvador e Recife sediarão partidas programadas para começar às 13h no horário local. Haverá ainda jogos às 16h em Cuiabá e Fortaleza, e às 15h em Manaus.
A Fenapaf disse que realizou jogos experimentais nesses horários em Manaus e Fortaleza para estudar os efeitos sobre os jogadores e deve divulgar os resultados nas próximas semanas.
“A Constituição e a lei favorecem medidas preventivas para proteger a saúde dos trabalhadores”, disse Martorelli, acrescentando que teve contatos telefônicos semanais com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, sobre o assunto.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Projeto manobrado por bancada da bala facilita acesso a armas por condenados
Ele escolheu um apensado que vai na contramão do projeto original
Assembleia define ações contra Agepen e policial penal decidirá por horas extras
Mobilizações são em cobrança pela demora da estruturação da carreira da Polícia Penal
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.