Reféns da aldeia em Japorã são bem tratados e receberam alimentação
Os indígenas da aldeia Porto Lindo, em Japorã, a 470 quilômetros de Campo Grande que mantém presos desde a manhã de hoje (6) dezenas de servidores públicos “tratam bem os reféns”, conforme o prefeito do município, Vanderley Bispo de Oliveira (PT). Oliveira afirma que os trabalhadores da Sesai/MS (Secretaria Especial de Saúde Indígena) estão retidos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os indígenas da aldeia Porto Lindo, em Japorã, a 470 quilômetros de Campo Grande que mantém presos desde a manhã de hoje (6) dezenas de servidores públicos “tratam bem os reféns”, conforme o prefeito do município, Vanderley Bispo de Oliveira (PT).
Oliveira afirma que os trabalhadores da Sesai/MS (Secretaria Especial de Saúde Indígena) estão retidos dentro de uma sala de aula da escola da aldeia, mas não estão amordaçados ou são tratados com violência. “A única coisa é que ninguém entra, ninguém sai”, disse o prefeito. “Inclusive, os próprios indígenas forneceram almoço para eles”, acrescentou.
Ele calcula que cerca de 40 funcionários da Sesai tenham sido retidos. Os indígenas questionam a má qualidade do serviço de saúde pública na aldeia, e Oliveira confirma o problema. “Lá não tem posto de saúde, falta ambulância e remédios. A prefeitura não tem condições de bancar tudo isso sozinha”, explicou. A população da aldeia é de 5 mil indígenas.
A presença dos servidores era para participar da 5ª Conferência de Saúde no município, a portas fechadas e, ao término, foram obrigados a permanecer no local até a comunidade ter as suas reivindicações atendidas.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Famosas em MS, caminhonetes apresentam desempenho de segurança diferentes
Conheça os motivos que levaram modelos a obterem notas tão diferentes no teste da Latin NCAP
Campo Grande está entre as 10 capitais brasileiras com aumento nos casos de síndrome respiratória, aponta Fiocruz
A recomendação é utilizar máscara em locais com aglomeração ou sem ventilação
Câmara de Camapuã aprova lei que repassa R$ 3,12 milhões à Sociedade de Proteção à Maternidade e à Infância
A lei estabelece que o valor será repassado em 12 parcelas mensais iguais, no valor de R$ 260.000,00, durante o ano de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.