Oposição ucraniana tenta manter adesão à União Europeia
Líderes da oposição ucraniana planejam uma reunião de governo hoje (27) com o objetivo de anular a decisão de suspender a adesão da Ucrânia à União Europeia (UE). Na semana passada, o governo do país anunciou a suspensão da assinatura do Acordo de Adesão ao bloco europeu, que estava previsto para ser assinado esta semana, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Líderes da oposição ucraniana planejam uma reunião de governo hoje (27) com o objetivo de anular a decisão de suspender a adesão da Ucrânia à União Europeia (UE). Na semana passada, o governo do país anunciou a suspensão da assinatura do Acordo de Adesão ao bloco europeu, que estava previsto para ser assinado esta semana, na cúpula da União Europeia com os países do Leste do continente, em Vilnius, na Lituânia.
O recuo da Ucrânia gerou protestos por parte da oposição, que defende a aproximação do país com a Europa e o distanciamento em relação à Rússia. “Nós decidimos visitar a reunião de gabinete com líderes das facções parlamentares dos partidos Udar (Golpe, em português) e Svoboda (Liberdade, em português), Vitaly Klitschko e Oleg Tyagnibok. Exigimos que o governo revogue essa decisão inconstitucional e ilegal de suspender as preparações para assinar um acordo de associação com a União Europeia”, informou Arseny Yatsenyuk, líder do partido Batkivshchina (Pátria, em português), da ex-primeira-ministra Yulia Timoshenko.
De acordo com Yatsenyuk, a oposição, favorável à integração com o bloco europeu, vai à reunião de Vilnius nesta semana para tentar persuadir os líderes da UE a não “fechar as portas à Ucrânia”.
Ontem (26), o primeiro-ministro ucraniano, Mykola Azarov, admitiu que o governo russo pediu à Ucrânia o adiamento da adesão. Segundo ele, a Rússia não prometeu contrapartidas ou revisão dos preços do gás russo vendido ao mercado ucraniano.
A recente mobilização da oposição no país é considerada a mais contundente desde a Revolução Laranja, entre 2004 e 2005, quando uma séria de protestos foram organizados, após denúncias de corrupção e fraude nas eleições presidenciais.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Projeto manobrado por bancada da bala facilita acesso a armas por condenados
Ele escolheu um apensado que vai na contramão do projeto original
Assembleia define ações contra Agepen e policial penal decidirá por horas extras
Mobilizações são em cobrança pela demora da estruturação da carreira da Polícia Penal
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.