MS entrega propostas para a paz no campo ao Governo Federal

Um documento com duas propostas para promover o fim dos conflitos pela terra, travados entre indígenas e proprietários rurais, foi entregue em reunião a portas fechadas ocorrida ontem (27) entre o Governo do Estado e o assessor especial do Ministério da Justiça, Marcelo Veiga. A vinda do assessor a Mato Grosso do Sul também será […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um documento com duas propostas para promover o fim dos conflitos pela terra, travados entre indígenas e proprietários rurais, foi entregue em reunião a portas fechadas ocorrida ontem (27) entre o Governo do Estado e o assessor especial do Ministério da Justiça, Marcelo Veiga.

A vinda do assessor a Mato Grosso do Sul também será para visitar as áreas em conflitos. No documento, entidades representantes dos ruralistas pedem uma audiência urgente com a presidente da República, Dilma Rousseff e sugerem como opções a compra das terras, por desapropriação ou aquisição por meio de aporte financeiro por parte da União.

Segundo a deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), que participou da reunião, a segunda proposta prevê que o Estado repasse mensalmente ao Fepati (Fundo Estadual de Terras Indígenas) parte da verba que deveria ser destinada ao pagamento da dívida com a União.

Mara Caseiro explicou que o governo do Estado paga hoje cerca de R$ 70 milhões à União para amortização da dívida. Pelo menos R$ 50 milhões desse montante deixariam de ser repassados ao Governo Federal e seriam destinados para a aquisição de terras e assim retoma a paz no campo.

Conteúdos relacionados