Governo manda professores tratarem travestis por nomes sociais nas escolas estaduais
O nome social é a forma pela qual travestis e transexuais se reconhecem, são identificados, reconhecidos e denominados por sua comunidade, e deverão ser respeitados pelos professores e servidores nas escolas estaduais de MS.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O nome social é a forma pela qual travestis e transexuais se reconhecem, são identificados, reconhecidos e denominados por sua comunidade, e deverão ser respeitados pelos professores e servidores nas escolas estaduais de MS.
Por meio de uma resolução publicada nesta quarta-feira (20) no Diário Oficial do Estado, a Secretaria de Educação determinou que os nomes sociais de estudantes travestis e transexuais sejam incluídos nos documentos escolares.
O nome social é a forma pela qual travestis e transexuais se reconhecem, são identificados, reconhecidos e denominados por sua comunidade.
A resolução, que leva a assinatura da secretária Maria Nilene Badeca, determina ainda que os professores deverão se referir ao estudante pelo nome social indicado, sem menção ao nome civil.
De acordo com a publicação, a estudante travesti ou transexual deve manifestar, por escrito, interesse pelo registro do nome social no ato da matrícula ou no decorrer do ano letivo.
No caso de estudante menor de 18 anos, a inclusão do nome social deverá ser manifestada, por escrito, pelos pais ou responsáveis. Não será preciso comprovar a anotação do nome social no registro civil.
O nome civil será registrado nos documentos escolares de ordem interna da unidade escolar seguido pelo nome social entre parênteses.
Já nos documentos oficiais, como transferência, histórico escolar, certificados, diplomas e declarações, expedidos pela unidade escolar, constará apenas o nome civil.
A Secretaria de Estado de Educação argumenta na resolução que a medida foi tomada em respeito à cidadania, aos direitos humanos, à diversidade, ao pluralismo e à dignidade humana.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.