Governador abre Seminário e conclama jovens para participarem das políticas públicas

Reforçando a importância em investir em políticas públicas voltadas ao atendimento dos jovens de Mato Grosso do Sul, o governador André Puccinelli abriu nesta terça-feira (26) o Seminário de Políticas Públicas de Juventude. Deste evento os participantes dos 79 municípios vão tirar ações e ideias que podem ser aplicadas na mobilização e construção de uma […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Reforçando a importância em investir em políticas públicas voltadas ao atendimento dos jovens de Mato Grosso do Sul, o governador André Puccinelli abriu nesta terça-feira (26) o Seminário de Políticas Públicas de Juventude. Deste evento os participantes dos 79 municípios vão tirar ações e ideias que podem ser aplicadas na mobilização e construção de uma política pública comum alicerçada na vivência do jovem de hoje, através da construção do Plano Estadual de Juventude.

Para o governador é preciso que se tenham políticas públicas bem definidas, além de ser fundamental que o jovem participe deste processo de forma atuante e engajada. “Os jovens precisam participar. Eu louvo a iniciativa e a criatividade dos jovens, nós estimulamos essa discussão com os 79 municípios na participação e na formulação dessas políticas e de um Conselho Estadual da Juventude”, explicou André.

As políticas públicas voltadas à juventude devem ter diretrizes e o Plano Estadual da Juventude de Mato Grosso do Sul precisa ser condizente com os anseios dos jovens do Estado, segundo o governador. “Este Plano tem que sair da própria vontade e da ausculta dos jovens de cada município. A mescla das ideias de cada cidade através de suas lideranças jovens e da formação do Conselho Estadual emanarão a participação do Estado no contexto brasileiro. Temos plena confiança de que nossos jovens, com criatividade, capacidade, pertinência, levarão o nome do Estado a outros lugares”, disse Puccinelli.

Os desafios de Mato Grosso do Sul no tratamento da juventude como questão social já estão em fase avançada, segundo o secretário de Estado de Juventude, Herculano Borges. Para ele o Seminário que expõe, aos representantes dos 79 municípios, toda a estrutura do Plano Estadual de Políticas Públicas para a Juventude vai trazer o diálogo e compartilhar informações sobre cinco eixos temáticos. “Estamos fechando hoje este Plano que foi pensado com base no Estatuto da Juventude e após ter tido suas ideias dialogadas com diversos setores da sociedade que atuam junto aos jovens. É importante criar este debate com a juventude, trazer o jovem para participar da criação de políticas voltadas a eles. Ninguém melhor do que o próprio jovem para discutir aquilo que eles têm vivido”, reforçou Herculano. O secretário lembrou ainda que a minuta de criação do Conselho Estadual da Juventude também está em fase final e será apresentada ao governador André Puccinelli na intenção de fortalecer ainda mais as políticas voltadas aos jovens sul-mato-grossenses.

Os eixos discutidos no Seminário de Políticas Públicas de Juventude de Mato Grosso do Sul são: Emancipação e Autonomia Juvenil, Bem Estar Juvenil, Desenvolvimento da Cidadania e Organização Juvenil, Apoio à Criatividade Juvenil e Reconhecimento das Diversidades.

De acordo com a palestrante do Seminário e consultora de Políticas Públicas de Juventude do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Karoline Mendez, para entender e dialogar sobre políticas voltadas à juventude é preciso fazer um retrospecto e analisar o cenário atual vivenciado em Mato Grosso do Sul. “O maior desafio é consolidar uma política de juventude e que isso não se torne um programa de cada governo, mas sim do Estado como unidade federativa para que seja contínua. Outro desafio é atrair o jovem para construir esta política de acordo com seus anseios. Ter em Mato Grosso do Sul uma Secretaria voltada aos jovens já é um grande passo e algo para ser muito comemorado. Isso demonstra o compromisso do governador André com a juventude deste Estado”, comentou Karoline.

Programas da Sejuv

A principal ação da Secretaria da Juventude (Sejuv) será desenvolvida em parceria com o governo federal na execução do programa Estação Juventude. O envolvimento da Sejuv, Secretaria de Governo e prefeituras vai levar aos jovens de 15 a 29 anos – sobretudo aqueles que vivem em áreas de vulnerabilidades sociais – o acesso às múltiplas plataformas de políticas públicas por meio de programas e ações integradas que assegurem seus direitos de cidadania e ampliem a sua inclusão e participação social.

O Programa Estação Juventude irá contribuir para a solidificação da Política Nacional de Juventude nos municípios em Mato Grosso do Sul, estimulando a criação de espaços institucionais de juventude no âmbito do Poder Executivo e na forma de conselhos municipais e estaduais. “É um projeto itinerante que levará através de uma unidade móvel acesso a essas plataformas de conhecimento e as políticas públicas voltadas aos jovens. A proposta é levar ao jovem a informação dos direitos constitucionais da juventude como cidadania, educação de qualidade, emprego e renda, lazer entre outros e como os jovens podem acessar estes programas”, comentou o diretor executivo da Sejuv, Marcos Silva.

A Secretaria da Juventude está atuando também no auxílio aos jovens que querem ser donos do seu próprio negócio. Para Maicon Marins, vice-presidente do Conselho dos Jovens Empresários da Associação Comercial de Campo Grande, a criação do CredJovem, do Banco da Gente, em Mato Grosso do Sul vai possibilitar que o Estado mude o binômio existente atualmente da agricultura e pecuária. “O governo vai proporcionar a criação de novos negócios, gerar riquezas e distribuir rendas entre os jovens do Estado”, explicou Maicon. O programa disponibiliza créditos de até R$ 5 mil por empreendimentos para jovem empreendedores com juros de 1% ao mês e prazos de carência de três meses para início do pagamento das parcelas.

A abertura do Seminário de Políticas Públicas de Juventude contou com a presença do secretário de Desenvolvimento dos Municípios, Nelson Trad Filho; do deputado estadual Junior Mochi, dos vereadores Juliana Zorzo e Elizeu Dionísio e representantes dos jovens nos 79 municípios.

Conteúdos relacionados