Dengue lota postos de saúde no fim de semana

Pacientes com suspeita de dengue continuam lotando os postos de saúde em Campo Grande. O UPA Coronel Antonino (Unidade de Pronto de Atendimento), região norte da capital, estava cheio na tarde deste domingo (3). Os atendimentos por suspeita de dengue passavam dos 60, até às 14h30. Doralina Inácio da Silva era uma das pacientes que […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pacientes com suspeita de dengue continuam lotando os postos de saúde em Campo Grande. O UPA Coronel Antonino (Unidade de Pronto de Atendimento), região norte da capital, estava cheio na tarde deste domingo (3). Os atendimentos por suspeita de dengue passavam dos 60, até às 14h30.

Doralina Inácio da Silva era uma das pacientes que aguarda por atendimento. Ela contou que estava sentindo os sintomas da dengue e por isso foi ao posto para verificar se está doente. “Estou com febre e dores. Acho que é dengue”, disse. A mulher aguardava há mais de meia por atendimento e reclamou da demora.

Apesar da reclamação de alguns pacientes e da lotação evidente, a enfermeira-chefe, responsável pelo plantão, Zuleide Felipe, disse que os atendimentos estavam transcorrendo normalmente e confirmou que havia sete médicos de plantão no local. “O posto está cheio. São muitos pacientes com suspeita de dengue, mas os atendimentos estão normais. São sete médicos de plantão hoje”, informou.

A enfermeira disse, inclusive, que como os atendimentos estavam normais não foi preciso acionar a unidade de atendimento móvel. Programa lançado no sábado (26/01) no qual equipe móvel de saúde se para as unidades de saúde que estiverem com alta demanda desafogando o atendimento à população.

Números da dengue

De 1⁰ até 31 de janeiro, segundo dados do boletim epidemiológico da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), foram notificados 17.799 casos de dengue. Este já é o maior registro da doença para o período, desde 2007 quando Campo Grande enfrentou uma epidemia. Naquele ano, 45.663 casos de dengue foram registrados na Capital, foi confirmada duas mortes.

Conteúdos relacionados