Constituição trouxe estabilidade institucional ao Brasil, diz Barbosa
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, disse nesta quarta-feira que a Constituição Federal, promulgada no dia 5 de outubro de 1988, trouxe estabilidade institucional para o Brasil. Ele participou nesta quarta-feira da inauguração da exposição 25 Anos da Constituição da República e o Supremo Tribunal Federal, na sede da Corte. Na avaliação […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, disse nesta quarta-feira que a Constituição Federal, promulgada no dia 5 de outubro de 1988, trouxe estabilidade institucional para o Brasil. Ele participou nesta quarta-feira da inauguração da exposição 25 Anos da Constituição da República e o Supremo Tribunal Federal, na sede da Corte.
Na avaliação de Barbosa, a Constituição precisa ser aprimorada, pois algumas regras definidas em 1988 tornaram-se obsoletas. “Daí a necessidade de mudança constante. O mais importante é que esta Constituição trouxe a estabilidade institucional para o Brasil. É o mais longo período de estabilidade política. E mais, estabilidade com plena democracia”, disse o presidente do STF.
De acordo com o Joaquim Barbosa, a concretização dos direitos fundamentais previstos na Constituição ainda está em processo. “A concretização da Constituição depende de uma série de fatores. Dentre esses fatores figura o jogo das relações sociais.
Há grupos sociais detentores de meios e poderes, recursos, de armas, fazem com que seus direitos sejam de assegurados de maneira mais eficaz em relação a outros. Mas isso faz parte do processo histórico. Com o tempo vamos aperfeiçoando isso e o ideal de garantia de direito de todos paulatinamente vai se concretizar”, declarou.
A exposição 25 Anos da Constituição da República e o Supremo Tribunal Federal apresenta fatos históricos sobre a promulgação da Constituição. O visitante pode assistir vídeos com depoimentos de ministros do Supremo e acessar uma Constituição Virtual por meio de telas interativas. O público pode visitar a exposição às quartas e quintas-feiras das 13h30 às 18h, e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 15h30. A exposição está aberta até janeiro de 2014.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.