Conflito se espalha e índios terenas ocupam fazenda em Aquidauana

O conflito entre produtores rurais e índios da etnia Terena se espalhou na madrugada desta sexta-feira, quando um grupo de aproximadamente 500 pessoas invadiu a Fazenda Esperança, no distrito de Taunay, em Aquidauana, a 143 quilômetros de Campo Grande. Eles querem a ampliação da reserva indígena Taunay-Ipegue, de 6,2 mil para 33,9 mil hectares. A […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O conflito entre produtores rurais e índios da etnia Terena se espalhou na madrugada desta sexta-feira, quando um grupo de aproximadamente 500 pessoas invadiu a Fazenda Esperança, no distrito de Taunay, em Aquidauana, a 143 quilômetros de Campo Grande.

Eles querem a ampliação da reserva indígena Taunay-Ipegue, de 6,2 mil para 33,9 mil hectares. A Funai (Fundação Nacional do Índio) reconheceu a ampliação da terra indígena em agosto de 2004, ao homologar os estudos feito por um grupo de trabalho constituído no ano 2000.

De acordo com o cabo Rodrigues, da Polícia Militar de Taunay, os índios estavam mobilizados há cerca de 10 dias. A invasão ocorreu de forma pacífica e o clima é tranqüilo na fazenda, apesar dos proprietários continuarem na sede da propriedade, segundo a PM.

Três policiais militares foram até o local do conflito e monitoram de perto a situação. O caso ainda não foi registrado pela Polícia Civil de Aquidauana, que fica a aproximadamente 60 quilômetros da área do novo conflito.

A invasão ocorreu no dia seguinte a desocupação das fazendas Buriti e Cambará, em Sidrolândia, a 79 quilômetro da Capital. No confronto entre índios e policiais, um índio morreu, outros três foram baleados e 30 ficaram feridos. A Polícia Federal disse que quatro agentes de segurança ficaram feridos, mas apenas um policial federal foi atendido no hospital de Sidrolândia com deslocamento de ombro.

Conteúdos relacionados