Comunicados entregues por agentes de saúde causaram acúmulo de entulho nas calçadas

Entulho só deve ser colocado na calçada em bairros que estão na programação de limpeza

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Entulho só deve ser colocado na calçada em bairros que estão na programação de limpeza

Moradores de alguns bairros de Campo Grande – como Jardim Bonança, Taquarussu, Santo Amaro e Leblon, receberam comunicados de agentes de postos de saúde, recomendando que colocassem entulhos nas calçadas das residências para que a prefeitura faça o recolhimento. No entanto, o problema é que esses locais não estão na programação de limpeza da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) da semana e o lixo ficou acumulado nas ruas.

O titular da Seintrha (Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação), Semy Ferraz, afirmou que o problema começou no início da semana passada. “De segunda pra cá houve esse contratempo de algumas lideranças que estimularam as pessoas a colocar as coisas nas ruas e as equipes da prefeitura estarem em outros locais”.

Para a comerciante Tânia Aparecida da Silva, 46 anos, a motivação pode ter sido política. “Para prejudicarem o atual prefeito. Com esse problema de dengue, colocar essa sujeiras nas ruas não é uma atitude responsável”, opinou.

Uma moradora do Jardim Bonança, que preferiu não ter o nome divulgado, disse que o lixo em sua rua está há uma semana. “Estão querendo falar que a cidade está suja, que o prefeito não é bom. Acho que isso foi feito de propósito. Nessas brigas políticas, quem sofre é a população”.

A gerente da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Bonança, que se identificou apenas como Enir confirmou que os agentes de saúde da unidade distribuíram os comunicados e que o entulho já está sendo recolhido. “Não vou comentar, mas enviamos os comunicados porque esses locais seriam limpos, aliás estão sendo limpos”, argumentou.

A demanda por limpeza na cidade está grande, segundo Semy, porque desde setembro os trabalhos foram interrompidos. “Agora a prioridade é colocar tudo em ordem e a recomendação é de que não se inicie a limpeza em um local enquanto não concluir os bairros que estão sendo limpos”, disse.

Semy ainda informou que a programação é feita pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e os agentes de saúde estão proibidos de entregarem comunicados até que o serviço esteja normalizado.

Conteúdos relacionados