AM: acusados de triplo homicídio são condenados a quase 300 anos
Exatos dez meses após o triplo homicídio que chocou Manaus, a Justiça condenou, no início da manhã de hoje, os três acusados pelo crime da família Belota. O publicitário Jimmy Robert Brito, 34 anos, que era filho, sobrinho e primo das vítimas, foi sentenciado a 100 anos de prisão; Rodrigo Alves, 20 anos, que na […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Exatos dez meses após o triplo homicídio que chocou Manaus, a Justiça condenou, no início da manhã de hoje, os três acusados pelo crime da família Belota. O publicitário Jimmy Robert Brito, 34 anos, que era filho, sobrinho e primo das vítimas, foi sentenciado a 100 anos de prisão; Rodrigo Alves, 20 anos, que na época namorava Jimmy Robert, foi condenado a 94 anos e 8 meses de prisão e Ruan Pablo Magalhães, 19 anos, recebeu 90 anos de condenação.
O crime aconteceu no dia 22 de janeiro deste ano. Após planejar as mortes, Jimmy Robert deu condições para que Rodrigo e Ruan matassem Maria Gracilene Belota e a filha dela, Gabriela Belota, respectivamente tia e prima do publicitário, no apartamento das vítimas, no bairro da Raiz, zona sul de Manaus. Nesse local, Gabriela ainda foi violentada por Rodrigo, que ainda matou o cachorro da vítima. Já na madrugada do dia 23 de janeiro, o trio seguiu até o bairro de São Raimundo, na zona oeste de Manaus, onde mataram o pai de Jimmy, o aposentado Roberval Roberto Brito. Segundo a polícia a motivação seria a herança de Roberval.
Os três acusados foram condenados após 21 horas de um julgamento que começou tumultuado. Na manhã de ontem, antes do início da sessão, os advogados de Jimmy Robert abandonaram o plenário após terem seu pedido de desmembramento do julgamento negado. O pedido havia sido feito sob a justificativa de que eles não haviam tido o direito de conversar reservadamente com o cliente. “Desde que assumimos a defesa do senhor Jimmy Robert, todas nossas conversas foram supervisionadas por um agente carcerário. Como vamos vir para um julgamento sem termos o pleno conhecimento dos fatos que nosso cliente, por se sentir constrangido pela presença do agente carcerário, nunca nos revelou em sua totalidade”, justificou o advogado Diego Padilha.
A desistência foi vista pelo Ministério Público como uma manobra para forçar o adiamento do julgamento de Jimmy Robert. “Vamos representar no conselho de ética da OAB contra essa atitude”, prometeu o promotor do caso, Fábio Monteiro. Já a juíza Mirza Thelma, que presidia o júri, ofereceu ao réu o defensor público que já atuava na defesa de Ruan Pablo, mas, no entanto, Jimmy Robert se negou a aceitar.
Já visivelmente irritada com a postura do publicitário, e disposta a não adiar o júri, a juíza constituiu um defensor dativo para o caso e Jimmy foi obrigado a aceitar. “Como o senhor se recusou a aceitar o defensor público após seu advogados indicados abandonarem esse plenário, o senhor será defendido pelo defensor dativo e terá o direito, se quiser, de permanecer calado. Está aberta a sessão”, disse a juíza Mirza Thelma.
Debates
Durante a manhã de ontem foram ouvidas as testemunhas do caso e a tarde os acusados. O debate entre defesa dos réus e a acusação entrou pela madrugada.
Às 6h (em Manaus) o conselho de sentença chegou ao veredito. Jimmy Robert foi condenado pelo planejamento e facilitação para a execução do crime. Como o publicitário era parente direto das vítimas e não tinha motivos para matá-los, sua pena foi a maior. Rodrigo Alves foi condenado pela execução das mortes das três vítimas, pelo estupro de uma delas, pelo furto de objetos das vítimas e ainda pela morte do cachorro de uma das vítimas. Já Ruan Pablo recebeu a pena pela e ajuda direta a Rodrigo nas execuções.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.