Vários países propõem que Colômbia chame Raúl Castro para Cúpula das Américas
O chanceler argentino, Héctor Timerman, anunciou nesta quinta-feira que há uma proposta de “vários países” para que a Colômbia convide o presidente cubano, Raúl Castro, a viajar no sábado para Cartagena e participar da Cúpula das Américas. Timerman fez o anúncio em declarações aos jornalistas em um intervalo da reunião de chanceleres em Cartagena, onde […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O chanceler argentino, Héctor Timerman, anunciou nesta quinta-feira que há uma proposta de “vários países” para que a Colômbia convide o presidente cubano, Raúl Castro, a viajar no sábado para Cartagena e participar da Cúpula das Américas.
Timerman fez o anúncio em declarações aos jornalistas em um intervalo da reunião de chanceleres em Cartagena, onde neste sábado e domingo acontecerá a 6ª Cúpula das Américas com participação de governantes de 33 países do continente.
“Nós consideramos que a maioria deve decidir, mas não se deve impor nem ignorar ninguém”, assinalou sobre o fato de Cuba não ter sido até agora convidada a participar destas cúpulas.
A exclusão de Cuba, defendida principalmente por Estados Unidos e Canadá, que alegam que seu governo não cumpre os requisitos democráticos fixados em 2001, é a causa de o presidente do Equador, Rafael Correa, ter se recusado a viajar para Cartagena.
O chanceler argentino se mostrou muito esperançoso sobre o resultado da reunião com seus colegas do continente, na qual não só se tratou a necessidade que esta seja a “última cúpula das Américas sem Cuba”, segundo suas palavras, mas também sobre o conflito das Malvinas.
“32 de 34 países (os presentes mais o Equador) apoiam o direito soberano da Argentina sobre as Malvinas”, sustentou Timerman, que anunciou que espera que esse respaldo se traduza em uma resolução, da mesma forma que o desejo generalizado que Cuba deixe de estar excluída destas reuniões.
Embora não os tenha mencionado, o mais provável é que os dois países que não apoiariam uma declaração sobre o direito soberano da Argentina sobre Malvinas sejam EUA e Canadá que têm relações especiais com o Reino Unido, país que exerce a soberania sobre as ilhas do Atlântico Sul desde 1833.
“O que a Argentina quer é pôr fim a um conflito colonial”, ressaltou Timerman.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.