Simted participará de atividades do Dia do Trabalhador em Dourados
O Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) de Dourados participará das atividades da Semana do Trabalhador na cidade. A programação das atividades já está no site do Simted e pode ser acessada aqui. O Simted faz parte de um grupo de entidades que se uniram em Dourados e formaram o Comitê de Defesa Popular. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) de Dourados participará das atividades da Semana do Trabalhador na cidade. A programação das atividades já está no site do Simted e pode ser acessada aqui.
O Simted faz parte de um grupo de entidades que se uniram em Dourados e formaram o Comitê de Defesa Popular. Anualmente o sindicato participa do evento.
A data é comemorada em todo o mundo desde 1886, quando a Associação Internacional dos trabalhadores decidiu, em seu congresso, realizado em Genebra, Suíça, lutar no mundo inteiro para que os trabalhos diários dos operários não ultrapassassem oito horas.
Na época as jornadas chegavam até 16h. Nos Estados Unidos trabalhadores fizeram greve e a polícia os reprimiu tentando barrar os processos com bombas. Vários trabalhadores morreram no massacre.
Aos líderes do movimento grevista coube encarar a morte, pena à qual foram submetidos em 11 de novembro de 1887. Outros líderes preferiram se suicidar a encarar a pena. No Brasil trabalhar oito horas só tornou-se direito em 1932.
Atualmente ainda são registrados casos de desrespeito aos direitos dos trabalhadores, como trabalho infantil, escravo, informalidade, acidentes e doenças no trabalho, precarização da mão-de-obra, jornadas prolongadas, assédio moral, falta de políticas públicas de emprego e proteção social, não priorização na contratação de pessoas com deficiências, não promoção da distribuição de renda, demissões imotivadas, práticas antissindicais, desigualdades salariais entre homens e mulheres, a retirada de conquistas históricas dos trabalhadores às vezes com apoio do Congresso Nacional e outras prática que são situações vividas pela classe trabalhadora no contexto atual.
Notícias mais lidas agora
- Mãe de suspeito que fugiu da PM em bairro de Campo Grande é presa ao ameaçar militares
- ‘Brasil vive uma epidemia de processos judiciais’, diz Barroso durante evento em Campo Grande
- ‘Querem tirar o pouco lazer do trabalhador’: público repudia operação que fechou bares da 14
- VÍDEO: Seringueira centenária cai, atinge 5 carros, duas casas e interdita rua
Últimas Notícias
Em Chá Revelação, Yudi Tamashiro e Mila Braga anunciam sexo e nome do filho
Yudi Tamashiro e Mila Braga estão à espera do primeiro filho, fruto do relacionamento que começou na adolescência; saiba o sexo e nome da criança
Precisa de médico? Confira a escala plantonista de unidades de saúde de Campo Grande
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou a escala médica de unidades de saúde de Campo Grande nesta quarta-feira (4), com mais de 60 profissionais em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde). Conforme o cronograma, são 61 clínicos gerais e 18 pediatras no período da manhã, com atendimento infantil apenas…
Procurado: Veja como Flávio pode ter mudado aparência para fugir da polícia após matar ex e atual
“É isso que talarico merece”, disse Flávio antes de matar as vítimas
Funsat tem 2 mil vagas nesta quarta-feira em Campo Grande
Seleção é feita para 292 empresas e em 212 profissões diferentes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.