Semana terá comemoração dos despachantes documentalistas

A semana de 7 a 11 de maio na Assembleia Legislativa terá missa, reunião da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), capacitação dos novos deputados estudantes e uma sessão solene alusiva aos 10 anos do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas. Nesta segunda-feira (7), às 8h15, o Padre Wilson, da Base Aérea de Campo Grande, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A semana de 7 a 11 de maio na Assembleia Legislativa terá missa, reunião da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), capacitação dos novos deputados estudantes e uma sessão solene alusiva aos 10 anos do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas.

Nesta segunda-feira (7), às 8h15, o Padre Wilson, da Base Aérea de Campo Grande, realiza a Celebração Eucarística do mês de maio, no saguão da Assembleia. A proposição é da 2ª vice-presidente, deputada Dione Hashioka (PSDB).

Já a reunião da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) será na terça-feira (8/5), às 15h. Considerada uma das mais importantes comissões permanentes da Assembleia Legislativa, a CCJR avalia a juridicidade das matérias (o aspecto legal) e também se a redação é condizente com o assunto. Por ela passam todos os projetos que são apreciados pela Casa de Leis, tanto os que são de autoria dos deputados como os do Executivo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas.

Durante toda a semana, os 24 novos deputados estudantes e igual número de suplentes passarão por um curso de qualificação pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet. “Esses meninos vão passar por uma semana de formação, em período integral, sobre o papel do Poder Legislativo, a história de como surgiu o Legislativo e aulas de como se faz um projeto de lei”, explicou a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Maria das Dores Resende Silveira, no último dia 27, durante a entrega pelo TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) do resultado das eleições para a 3ª edição do Parlamento Jovem.

Os deputados estudantes foram eleitos para o mandato de um ano. A diplomação está marcada para o dia 23 de maio, às 9h, no TRE/MS, e a posse será no dia seguinte (24), às 9h, na Assembleia Legislativa. Criado por meio de uma resolução do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR), o Parlamento Jovem é uma oportunidade de aprendizado. Os estudantes participam de sessões e apresentam projetos que podem ser apadrinhados pelos deputados estaduais.

Finalmente, na sexta-feira (11/5), às 19h, o plenário Julio Maia será palco da sessão solene alusiva aos 10 anos do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas. A proposição é do deputado Marcio Fernandes (PTdoB), que é autor do projeto de lei 035/2012, criando o Dia do Despachante Documentalista, a ser comemorado anualmente em 27 de julho.

Conteúdos relacionados