Projeto prevê abertura de escolas aos finais de semana

O deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) apresentou, nesta quarta-feira (28), em sessão da Assembleia Legislativa, projeto de lei que estabelece a abertura das unidades estaduais de ensino nos finais de semana. Segundo o parlamentar, o projeto, que aguarda análise dos deputados, visa fomentar a integração entre escola e a comunidade, além de possibilitar, através da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) apresentou, nesta quarta-feira (28), em sessão da Assembleia Legislativa, projeto de lei que estabelece a abertura das unidades estaduais de ensino nos finais de semana.

Segundo o parlamentar, o projeto, que aguarda análise dos deputados, visa fomentar a integração entre escola e a comunidade, além de possibilitar, através da realização de oficinas, o acesso à educação, lazer, cultura e esporte.

Em sua proposição, Marquinhos Trad argumenta que o espaço escolar nos finais de semana também poderá ser utilizado para promoção de cursos profissionalizantes que gerem emprego e renda aos alunos e à população. “Baseando-se na solidariedade e no diálogo, no respeito às diferenças e no voluntariado”, justificou o deputado.

“Assim, a temática central da proposta visa valorizar a cultura popular, as expressões juvenis e o protagonismo da comunidade, contribuindo para fortalecer o sentimento de identidade e pertencimento”, complementou.

Segundo Marquinhos, o projeto de lei não onerará os cofres públicos, já que será gerido pela Secretaria de Educação Básica, órgão vinculado ao Ministério da Educação. O programa também atende uma série de recomendações do projeto “Escola Aberta”, desenvolvido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Conteúdos relacionados