Programa do Senar beneficia cerca de 2.800 mulheres em MS

A partir dessa quarta-feira (14), o Programa Útero é Vida deixa o Estado de Mato Grosso do Sul e volta para Brasília – DF. Com o objetivo de promover a melhoria na qualidade de vida dos produtores rurais e suas famílias, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS realizou o Programa durante dois anos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A partir dessa quarta-feira (14), o Programa Útero é Vida deixa o Estado de Mato Grosso do Sul e volta para Brasília – DF. Com o objetivo de promover a melhoria na qualidade de vida dos produtores rurais e suas famílias, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS realizou o Programa durante dois anos nas comunidades rurais de MS, percorrendo 51 municípios do Estado e beneficiando mais de 2.800 mulheres.

O serviço conta com uma unidade móvel de saúde que visita, principalmente, assentamentos e comunidades rurais, que ficam distantes das unidades de saúdes permanentes, fazendo exames. Nos dois anos que a unidade permaneceu em MS foram realizados 2763 exames, dos quais 70 deram positivo para a doença. Além do Papanicolau, principal exame realizado no diagnóstico deste tipo de câncer, são realizadas coletas de sangue para análise clínica, além de palestras sobre higiene pessoal, doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e de como realizar o auto exame das mamas.

O câncer da Cérvice Uterina – mais conhecido como câncer de colo de útero, é o mais comum entre as mulheres. Atualmente, estima-se que mais de 20 mil mulheres brasileiras, tenham ou tiveram a doença. É um câncer de crescimento lento que pode ser assintomático, por isso aconselha-se que seja feito um exame de prevenção periódico para mulheres entre 18 e 60 anos, ou que já sejam sexualmente ativas.

Segundo a coordenadora do programa Pauline Cury, quanto mais cedo se tem conhecimento da doença, maiores são as chances de cura. “O objetivo também é estimular os cuidados com a prevenção de doenças nas famílias rurais e reduzir o número de vítimas do câncer. É preciso chamar a atenção para o diagnóstico precoce”, explica Pauline.

O serviço é destinado à produtoras rurais, esposas e filhas de produtores rurais, e conta com a parceria dos sindicatos rurais, prefeituras municipais e secretarias municipais de saúde. Os exames são gratuitos e os resultados são entregues em quinze dias. As mulheres que participam do programa, também recebem um kit de beleza entregue pelas profissionais de saúde.

Sobre o Senar – é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à CNA (Confederaçãoda Agricultura e Pecuária do Brasil). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social. Para mais informações acesse: www.senarms.org.br

Conteúdos relacionados