Presidente de Cuba prioriza distribuição de alimentos e combustíveis para vítimas de Furacão
Após a passagem do Furacão Sandy por Cuba e pelo Haiti, matando pelo menos 60 pessoas, o presidente cubano, Raúl Castro, anunciou mudanças nas ações públicas em busca de apoio às vítimas e reconstrução do país, priorizando a distribuição de comida e combustíveis. Segundo ele, é fundamental também adotar medidas de prevenção. A União Europeia […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após a passagem do Furacão Sandy por Cuba e pelo Haiti, matando pelo menos 60 pessoas, o presidente cubano, Raúl Castro, anunciou mudanças nas ações públicas em busca de apoio às vítimas e reconstrução do país, priorizando a distribuição de comida e combustíveis.
Segundo ele, é fundamental também adotar medidas de prevenção. A União Europeia se colocou à disposição para ajudar os países caribenhos atingidos pelo furacão. Em Cuba as áreas mais atingidas são Santiago de Cuba e Holguín, além de Cienfuegos, Villa Clara, Santi Spiritus e Ciego de Ávila.
O Centro de Previsão do Instituto de Meteorologia de Cuba informou que a chuva deve diminuir gradualmente. Mas alertou que ainda há riscos de ventos fortes no litoral Norte das regiões Oeste e Centro do país.
Castro disse que as medidas prioritárias devem garantir o fornecimento de alimentos, transporte de produtos alimentícios, combustíveis, materiais de construção e equipamentos para o trabalho de reconstrução.
A estimativa é que 375 hospitais e centros de saúde, além de 1.475 escolas, tenham ficado danificados em todo país. O presidente se reuniu com os integrantes do Conselho de Ministros e pediu que todos se esforcem em busca da recuperação das áreas atingidas.
Castro disse que é fundamental recuperar as áreas afetadas e também implementar ações para o enfrentamento de novos fenômenos. Em Bruxelas, na Bélgica, a União Europeia apresentou hoje condolências às populações afetadas pelo Furacão Sandy no Caribe e informou estar disposta a apoiar os esforços de reconstrução na região.
“Nós desejamos apresentar as nossas sinceras condolências às populações do Haiti, Cuba, Jamaica, República Dominicana e Bahamas, particularmente aquelas que perderam pessoas próximas e que foram afetadas pelos efeitos desastrosos do furacão”, diz o comunicado assinado pela alta representante da União Europeia, Catherine Ashton, e pela comissária responsável pela gestão de crises, Kristalina Georgieva.
“A União Europeia está pronta a ajudar os esforços de reconstrução. Continuamos também a apoiar projetos de prevenção de catástrofes e de redução de riscos nos países vulneráveis das Caraíbas e de outras regiões sujeitas a catástrofes”, acrescentam.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Motorista morre preso nas ferragens em ‘batida de 180º’ na MS-134 e três ficam feridos
Uma criança de 2 anos estava em um dos carros
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.