Prefeitura inicia obras de ciclovia entre Vila Popular e Indubrasil nesta quarta
A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Seintrha) inicia nesta quarta-feira a construção do primeiro trecho da ciclovia que vai ligar o Núcleo Industrial do Indubrasil ao Aeroporto Internacional. Nesta etapa, serão implantados 5,5 km na modalidade ciclofaixa entre Indubrasil e a Vila Popular. O trecho atenderá principalmente ciclistas que trabalham nas …
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A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Seintrha) inicia nesta quarta-feira a construção do primeiro trecho da ciclovia que vai ligar o Núcleo Industrial do Indubrasil ao Aeroporto Internacional. Nesta etapa, serão implantados 5,5 km na modalidade ciclofaixa entre Indubrasil e a Vila Popular. O trecho atenderá principalmente ciclistas que trabalham nas indústrias do núcleo e que moram na região.
A ciclovia será aberta no acostamento direito da avenida Sólon Padilha (sentido Aquidauana/Campo Grande). Está previsto o recapeamento, a colocação de taxões, além da sinalização horizontal e vertical. Numa segunda etapa, a ciclofaixa será prolongada da Vila Popular até o Aeroporto, onde se conectará com a ciclovia da avenida Duque de Caxias que se estende até a rua Plutão, acompanhando a Orla Morena. Há estudos para uma ciclovia na avenida Afonso Pena que começaria na Praça Newton Cavalcanti e terminaria perto do Shopping Campo Grande.
Segundo o prefeito Nelson Trad Filho, o objetivo é deixar pronta, até dezembro, as bases de uma malha de ciclovias que faça da bicicleta uma alternativa de transporte seguro, barato e principalmente sustentável. Em 30 dias, deve ficar pronta uma ciclovia de 6,3 km na avenida Gury Marques, saída para São Paulo, que começa na rua Cafelândia e se estenderá até a avenida Interlagos. Com este trajeto, os ciclistas passam a dispor na cidade de 67,31 quilômetros de ciclovias, o equivalente a distância de Campo Grande a Sidrolândia ou a Bandeirante.
Com recursos do Ministério das Cidades, está sendo investido R$ 1,1 milhão neste projeto, elaborado em 2007. Neste período, sofreu algumas mudanças, especialmente no trecho próximo do terminal rodoviário, que não existia quando foi formulado. Segundo os técnicos da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, a pista da nova ciclovia terá três metros de largura. São pelo menos 120 mil habitantes na sua área de influência que passarão a ter na bicicleta uma opção segura e econômica de transporte. “Quem mora em bairros como Paulo Coelho Machado, Jardim Canguru e Marajoara tem hoje a ciclovia da rua Cafelândia, que se estende até a rua Patrocínio, não vai de bicicleta até o centro para não se arriscar a enfrentar o trânsito da Gury Marques que absorve o tráfego pesado de ônibus e caminhões que vão em direção à saída de São Paulo”, explica o diretor da Agetran, Rudel Trindade Júnior.
A malha de ciclovias existente e os trechos que estão sendo construídos oferecem alternativas de trajeto que ligam pontos extremos da cidade. Por exemplo, hoje é possível o ciclista sair da Coopahvila II, seguir pelo Parque Linear do Lagoa, entrar na avenida Duque Caxias para alcançar os altos da avenida Afonso Pena ou a início da Cândido Mariano.
Confira a malha de ciclovias existentes e em construção na Capital
Ciclovias já existentes:
– Orla I: 2,30 km – Da avenida Júlio de Castilho até a rua Plutão.
– Avenida Coronel Antonino (saída para Cuiabá): 4,93 km- Da avenida Rodoviária até a rotatória do anel rodoviário.
– Sóter: 4,44 km – Da avenida Mato Grosso até o Parque Sóter.
– Avenida Dom Antônio Barbosa: 2,14 km – Da avenida Tamandaré até a avenida Presidente Vargas.
– Avenida Afonso Pena: 5,68 km – Da rua Alagoas até a entrada do Parque dos Poderes.
– Rua Petrópolis: 0,94 km – Da rua Melvin Jones até a rua José Garcia Lopes Filho. xxx – Via Morena (avenida Fábio Zahran): 4,02 km – Da rua 26 de Agosto até a rua Duartina.
– Segredo: 5,53 km – Da rua Ovideo Serra até a rua Pintassilgo
– Cabaça I: 1,35 km – Da rua São Miguel até a rua Spipe Calarge * OBS: Cabaça II não tem ciclovia.
– Avenida dos Cafezais: 2,41 km – Da avenida Gury marques até a rua Patrocínio.
– Via Morena: 4,50 km – Da avenida Júlio de Castilho até a avenida Tiradentes.
– Imbirussu/Serradinho: 8,30 km – Da avenida Duque de Caxias até a rua Dr. Euler de Azevedo.
– Lagoa: 11,37 km – Da avenida Duque de Caxias até o anel rodoviário.
– Orla Morena II: 2,20 km – Da rua Plutão até a rua Eça de Queiroz.
Total: 60,11 km
Obras em andamento:
– Orla Ferroviária: 0,90 km – Da avenida Mato Grosso até a avenida Afonso Pena.
– Ciclovia saída para São Paulo: 6,30 Km
Total: 7,20 Km
Total geral : 67,31 km
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