Prefeitura de Dourados intensifica visitas domiciliares por causa da dengue

  A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as visitas domiciliares para prevenir a dengue. Na semana passada, de 13 a 19 de maio, foram vistoriados 17.287 imóveis na cidade e zona rural, através de mutirões coordenados pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). As ações vêm surtindo feito, já que […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

 

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as visitas domiciliares para prevenir a dengue. Na semana passada, de 13 a 19 de maio, foram vistoriados 17.287 imóveis na cidade e zona rural, através de mutirões coordenados pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

As ações vêm surtindo feito, já que até o momento a dengue segue controlada em Dourados. Dos 95 casos notificados de janeiro até a semana passada, 20 tiveram resultado positivo.

Segundo a coordenadora do CCZ, Rosana Alexandra da Silva, as visitas são importantes para interromper o ciclo do mosquito. “Quanto mais visitas, as chances são maiores de eliminar as larvas. E, eliminando-as, diminui a densidade vetorial e com isso menos casos de doenças vão aparecer”, explica a bióloga.

DICAS IMPORTANTES
O CCZ alerta que mesmo com as baixas temperaturas do inverno, período em que a reprodução do mosquito Aedes aegypti é desacelerada, o risco de contágio da dengue não é descartado. A preocupação aumenta com a dengue 4, que vem se espalhando no Estado.

O CCZ dá algumas dicas à população para evitar a  propagação do mosquito transmissor, que se reproduz em água parada: não acumular pneus velhos, fechar caixas d’água, tonéis, barris e latões, manter calhas, canos e ralos desentupidos, latas de lixo devem ficar sempre bem fechadas e evite acumular entulhos e restos de obras.

Conteúdos relacionados