População de cidade espanhola aprova plantio de maconha para saldar dívidas
Os moradores da cidade espanhola de Rasquera, na Catalunha, aprovaram a plantação de maconha em grande escala, para saldar as dívidas do município. Em um referendo popular na última terça-feira, os habitantes decidiram, com 56% dos votos a favor, pelo plantio, sugerido pelo prefeito Bernat Pellisa. A iniciativa faz parte de um plano anti-crise para […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os moradores da cidade espanhola de Rasquera, na Catalunha, aprovaram a plantação de maconha em grande escala, para saldar as dívidas do município.
Em um referendo popular na última terça-feira, os habitantes decidiram, com 56% dos votos a favor, pelo plantio, sugerido pelo prefeito Bernat Pellisa. A iniciativa faz parte de um plano anti-crise para pagar a dívida de 1,3 milhões de euros (cerca de R$ 3 milhões) da cidade e criar cerca de 40 postos de trabalho.
De acordo com o jornal espanhol El País, o destino da erva são os 5 mil membros da Associação de Consumidores de Maconha de Barcelona, que reúne pessoas que fazem uso lúdico e terapêutico da planta. A associação financiará o projeto durante dois anos. Apesar do resultado da votação, o prefeito Pellisa disse que ainda haverá um “período de reflexão” para definir se o projeto irá adiante.
Por causa da polêmica, Pellisa chegou a se desvincular de seu partido para não prejudicá-lo e chegou a anunciar que, caso o plantio de maconha não fosse aprovado por pelo menos 75% da população, ele renunciaria ao cargo e deixaria o município nas mãos da oposição.
No entanto, após a contagem de votos, ele disse que não vincularia sua estadia na prefeitura à votação. Segundo o El País, 68% dos moradores de Rasquera participaram do referendo. Autoridades ainda debatem a legalidade do projeto.
A lei espanhola permite o consumo de maconha individual ou compartilhado, mas o tráfico é punido com penas que podem chegar a 6 anos de prisão.
Notícias mais lidas agora
- Delegado e investigadores são afastados após busca e apreensão sem mandado em hotel de MS
- Comparsa de ‘Neguinho do CV’ é preso em casa de distribuição de drogas no Aero Rancho
- ‘Pode bater’: Promotora mostra conversas em que Stephanie ria ao mandar Christian agredir Sophia
- Morte de Sophia fica em 2º plano e defesa tenta justificar omissão de mãe citando violência doméstica
Últimas Notícias
Justiça propõe conciliação em mais três ações de moradores por mau cheiro da JBS
Justiça recebeu ‘enxurrada’ que pode chegar a 200 processos de moradores pedindo indenização ao frigorífico
Claudinho Serra espera, de novo, fim do prazo para entregar atestado médico à Câmara
Tucano pode completar oito meses sem pisar na Câmara de Vereadores depois que foi preso em abril deste ano
Corte da Romênia anula eleição presidencial após resultado inesperado
Documentos do principal conselho de segurança do país citam “ataques híbridos agressivos russos” contra o pleito
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.