Pele descamada: psoríase tem tratamento, mas preconceito ainda é grande
A descamação na pele afeta cerca de 3% dos brasileiros e é mais rara em crianças, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Psoríase, como é conhecida a descamação geralmente avermelhada, é uma doença autoimune, com tratamento, mas sem prevenção. A doença se manifesta sem causa e a pessoa a percebe quando regiões como […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A descamação na pele afeta cerca de 3% dos brasileiros e é mais rara em crianças, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Psoríase, como é conhecida a descamação geralmente avermelhada, é uma doença autoimune, com tratamento, mas sem prevenção.
A doença se manifesta sem causa e a pessoa a percebe quando regiões como o cotovelo, joelho e mãos começam a descamar. Como geralmente as lesões são visíveis, as pessoas que entram em contato físico com essas ficam receosas.
Mas o médico dermatologista Paulo Pettengill alerta que o preconceito muitas vezes está em quem tem a doença. “Muitas vezes a pessoa tem uma autoimagem exagerada da doença, acha que está todo mundo o observando”, relatou.
Para os casos mais simples e moderados, a doença tem tratamento. “Com a medicação correta para cada caso, é possível controlar. Hoje as pomadas contém menos corticóides, são menos agressivas e podem ser usadas por um período maior”.
A orientação de Pettengil é de que as pessoas que percebam descamação na pele procurem um médico. “Muitos vão a farmácia e acreditam que é algum tipo de micose que apareceu na pele. Passam pomadas e o problema não some”.
As vezes, o problema é agravado com o uso da medicação errada. “A pessoa pode passar um hidratante e só. É preciso procurar o médico”.
“Na Inglaterra, o governo banca uma viagem de quatro a cinco meses a pacientes com psoríase para a região do Mar Morto, onde há concentração da salinidade e do Sol”, conta o médico.
Ele alerta que, porém, é preciso ter cautela ao tomar Sol. “Somente um médico pode orientar o paciente e, de acordo com a gravidade de cada caso, pode piorar o quadro”, finalizou.
Notícias mais lidas agora
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
Últimas Notícias
Fortaleza faz 3 a 0 no Inter e termina como melhor mandante do Brasileirão
Equipe cearense terminou o campeonato sem perder nenhuma partida jogando em casa
Vegetti brilha e Vasco termina Brasileirão com vitória sobre o Cuiabá
Cariocas terminam o Campeonato Brasileiro na 10ª colocação e garantem vaga para a Sul-americana
Trump pede cessar-fogo imediato na Ucrânia e não descarta retirar EUA da Otan
Donald Trump pressionou neste domingo (8) o líder russo Vladimir Putin a agir para alcançar um cessar-fogo imediato com a Ucrânia, descrevendo-o como parte de seus esforços ativos como presidente eleito para acabar com a guerra
Homem é detido pela GCM por descarte irregular de resíduos na Vila Fernanda
Jovem confessou ser usuário de drogas e que teria sido contratado pelo responsável por uma obra para realizar o descarte
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.