Palestinos vão às urnas em eleições municipais neste sábado

Pouco mais de meio milhão de palestinos começaram neste sábado a exercer seu direito ao voto em eleições municipais na Cisjordânia que são boicotadas pelo movimento islamita Hamas e que representam o primeiro pleito na Autoridade Nacional Palestina (ANP) desde 2006. As urnas foram abertas com normalidade às 7h locais (2h de Brasília) na imensa […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pouco mais de meio milhão de palestinos começaram neste sábado a exercer seu direito ao voto em eleições municipais na Cisjordânia que são boicotadas pelo movimento islamita Hamas e que representam o primeiro pleito na Autoridade Nacional Palestina (ANP) desde 2006. As urnas foram abertas com normalidade às 7h locais (2h de Brasília) na imensa maioria dos colégios eleitorais, informaram fontes da Comissão Eleitoral palestina.

As eleições, que não despertam grande expectativa entre a população, mais preocupada com sua difícil situação econômica, acontecem em apenas 94 dos 353 distritos eleitorais da Cisjordânia, já que em 181 deles houve uma só candidatura e nos 78 restantes não concorreu nenhuma.

Cerca de 10 mil soldados participam do desdobramento de segurança neste pleito, o primeiro em território palestino desde as eleições legislativas de 2006, nas quais o movimento islamita Hamas foi o grande vencedor.

Segundo a comissão eleitoral, o processo eleitoral é supervisado por 4.600 representantes das diferentes formações participantes, 1.890 observadores locais e 130 internacionais. As últimas eleições municipais aconteceram entre 2004 e 2005, e através delas os islamitas ocuparam várias das grandes Prefeituras da Cisjordânia.

Desta vez, os candidatos do movimento nacionalista Fatah, partido presidido por Mahmoud Abbas, teve o seu caminho facilitado pela falta de rivais. A Frente Popular de Libertação da Palestina (FPLP) é a única força política que pode fazer sombra ao Fatah em determinadas zonas, embora não conte com muitas chances de conquistar municípios importantes.

A apuração dos votos começará já nesta noite, assim que os colégios eleitorais forem fechados, o que acontecerá às 19h locais.

Conteúdos relacionados