Obama celebra no Afeganistão fim próximo de década de guerra

O presidente americano, Barack Obama, celebrou nesta quarta-feira o fim próximo de “mais de uma década” de guerra para os Estados Unidos no Afeganistão, segundo trechos de um discurso à nação que deve ser feito durante uma visita surpresa a esse país. “Evoluímos durante mais de uma década sob as nuvens da guerra. No entanto, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O presidente americano, Barack Obama, celebrou nesta quarta-feira o fim próximo de “mais de uma década” de guerra para os Estados Unidos no Afeganistão, segundo trechos de um discurso à nação que deve ser feito durante uma visita surpresa a esse país.

“Evoluímos durante mais de uma década sob as nuvens da guerra. No entanto, aqui, na escuridão que precede o alvorecer no Afeganistão, distinguimos o resplendor de um novo dia no horizonte”, afirmou Obama, segundo o texto divulgado uma hora antes do discurso previsto para as 23h30 GMT (20h30 de Brasília), noite de terça-feira nos Estados Unidos.

“A guerra no Iraque terminou”, lembrou Obama, quando os últimos soldados americanos deixaram o país em dezembro, mais de oito anos e meio depois da invasão de 2003.

“O número de soldados nossos expostos foi reduzido à metade, e será ainda maior o número dos que vão voltar para casa em breve. Sabemos exatamente como cumprir nossa missão no Afeganistão e ao mesmo tempo fazer a Al-Qaeda prestar contas”, acrescentou, segundo o texto.

“Este período de guerra começou no Afeganistão e aqui terminará”, prometeu.

Conteúdos relacionados