Michel Temer e Celso Amorim acompanham ações da Ágata 6 em Corumbá

Comitiva acompanhou as ações da Operação Ágata 6, desencadeada no dia 09 de outubro em quatro estados brasileiros

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Comitiva acompanhou as ações da Operação Ágata 6, desencadeada no dia 09 de outubro em quatro estados brasileiros

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), desembarcou por volta das 09h30, no Aeroporto Internacional de Corumbá. Duas aeronaves trouxeram a comitiva integrada pelo ministro da Defesa, Celso Amorim e autoridades militares, dentre elas, o General-de-Exército Enzo Martins Peri, Comandante do Exército Brasileiro e o almirante-de-esquadra, Gilberto Max Roffé Hirschfeld, comandante de Operações Navais.

Os integrantes foram recebidas pelo general de Exército João Fransico Ferreira, comandante do Comando Militar do Oeste e da Área Operacional Oeste, dentro da Operação Ágata 6; pelo general Carlos dos Santos Sardinha, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira; e pelos prefeitos de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira e de Ladário, José Antoio Assad, além de demais autoridades locais.

A comitiva acompanha as ações da Operação Ágata 6, desencadeada no dia 09 de outubro em quatro estados brasileiros. Parte da comitiva seguiu para o Forte Coimbra e outra parte foi para o 6º Distrito Naval, em Ladário, onde todos voltam a se reunir para um almoço. Na parte da tarde, o vice-presidente irá vistoriar as ações no Posto Esdras, na fronteira. Na sequência, ele deve dar uma entrevista coletiva para a imprensa local.

Operação Ágata

A Operação Ágata 6 é coordenada pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e não tem data para ser encerrada. As tropas militares estão presentes em quatro Estados: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre. O trecho estende-se do município de Corumbá (MS) até Mâncio Lima (AC).

Na fronteira Brasil-Bolívia, estão envolvidos na operação cerca de 1,3 mil homens da Marinha, subordinados ao Comando do 6º Distrito Naval, sediado em Ladário. Destes, 450 atuam em atividades diretas de repressão e fiscalização. Já o Exército emprega o efetivo de 676 homens nas atividades.

A Ágata 6 promove as seguintes atividades: inspeções, vistorias e revistas; inspeções em aeródromos, combustível de aviação, aeronaves e pilotos; notificações e inspeções em acampamentos ribeirinhos; interrogações de embarcações pelo sistema AIS; inspeções de embarcações e condutores; postos de bloqueio e controle de estradas (PBCE) e fluviais (PBCFlu); patrulhas e reconhecimentos navais, terrestres e aéreos; fiscalizações de produtos controlados; operações de apoio à população (ACISO); atendimentos médico-odontológicos; atendimentos diversos ao cidadão; reconhecimentos eletrônicos por aeronaves e interceptação aérea, pelo Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA).

Conteúdos relacionados