Merchandising cai 30% no Big Brother 12
A quatro dias de encerrar a sua 12ª edição, o Big Brother Brasil de 2012 não deixará boas lembranças para o departamento comercial da TV Globo. De acordo com levantamento feito pelo Controle da Concorrência, o número de ações de merchandising desta edição foi 30,24% menor do que no BBB 11. O total de anunciantes […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A quatro dias de encerrar a sua 12ª edição, o Big Brother Brasil de 2012 não deixará boas lembranças para o departamento comercial da TV Globo. De acordo com levantamento feito pelo Controle da Concorrência, o número de ações de merchandising desta edição foi 30,24% menor do que no BBB 11. O total de anunciantes também caiu: foram 14 marcas, contra 19 no ano anterior.
Para o levantamento, o Controle da Concorrência considerou o período da primeira semana da atração (11 de janeiro) até o último dia 23 de março e o comparou com o mesmo período do ano anterior. Ainda falta considerar os dados desta última semana do reality, cujo desfecho irá ao ar na próxima quinta-feira, 29. Até o período do estudo, o Big Brother 12 exibiu um total de 309 ações de merchandising. No BBB 11, haviam sido 443 inserções.
A queda reflete-se em todas as modalidades de ações comerciais, tanto aquelas chamadas de estímulos visuais (quando a câmera focaliza somente o produto, sem o consumo do mesmo), quanto às ações integradas (como a utilização dos produtos pelos participantes em festas, provas, etc).
Segundo o Controle da Concorrência, os anunciantes que mais apareceram dentro do confinamento do BBB 12 foram a Ambev (que realizou um total de 71 inserções com as marcas Fusion e Guaraná Antarctica), Batavo, a própria Rede Globo (que aproveitava o reality para anunciar os aplicativos do BBB para celular), a Niely Cosméticos e a Fiat.
A queda entre o desempenho comercial do BBB 12 em relação ao ano anterior seria ainda maior se fosse considerada a participação da Samsung – que, sozinha, foi responsável por 1291 inserções no BBB 11, quando a marca aproveitou para divulgar o seu Galaxy Tab e sua linha de televisores. Como o volume de inserções do anunciante sul-coreano elevou substancialmente o total de ações do programa, o Controle da Concorrência o retirou da contabilidade geral para evitar distorções no comparativo com este ano.
Embora as ações de merchandising e a participação de anunciantes no BBB 12 tenham ficado aquém do desempenho de 2011, isso não significa que a Globo tenha faturado menos com esta edição do reality. As cotas de patrocínio do BBB 12 tinham o preço de tabela de R$ 20,6 milhões (22% mais caras do que as cotas do BBB 11) e foram compradas pela Fiat, Niely Cosméticos, Ambev (Guaraná Antarctica), Unilever (Omo) e Schincariol (Devassa). A emissora também pode ter reajustado o valor das inserções de merchandising e com isso, ter elevado o faturamento total.
Declínio e polêmicas
No primeiro mês de atração, o BBB 12 já dava sinais de que teria um desempenho comercial mais morno. No primeiro levantamento feito pelo Controle da Concorrência – que compreendia as primeiras quatro semanas da atração – o número de ações de merchandising exibidas no reality haviam sido 25% menor do que as exibidas nas primeiras quatro semanas do BBB 11.
Apesar disso, o volume dos breaks (intervalos comerciais da atração) estava maior do que o ano passado. No período, 83 anunciantes haviam aparecido nos intervalos do BBB 12, contra 76 marcas, no BBB 11.
A 12ª edição do BBB começou com a maior polêmica já registrada na história da atração no Brasil. Uma suposta acusação de abuso sexual cometida por um dos participantes levou até a Polícia para dentro do reality e fez a Globo responder até ao Ministério das Comunicações. Diante da enorme repercussão que o caso ganhou entre os internautas, a Globo optou por expulsar o participante Daniel, envolvido no caso. Na semana passada, após ter ouvido novamente o depoimento de Monique, a outra parte envolvida na polêmica, a Justiça arquivou o inquérito, inocentando Daniel.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Em um ano área queimada no Pantanal triplicou, aponta levantamento do Cemtec
Aumento é de 220,8% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 505.525 hectares queimados
Fundação de Cultura de MS abre edital para selecionar artesãos para ministrar oficinas no Estado
As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025
Idoso é morto a facadas após bebedeira em aldeia de Bela Vista
Argemiro foi socorrido ao hospital de Bela Vista, mas não resistiu aos ferimentos e morreu
Publicado edital de processo seletivo em Figueirão com salários de até R$ 3,2 mil
Vagas são para professores de ensino básico e auxiliares de desenvolvimento infantil
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.