Fórum Senado Brasil 2012 vai debater ‘analfabetismo científico’

O físico amazonense Alberto Santoro será cantado em cordel. A iniciativa integra o Fórum Senado Brasil 2012 — projeto do presidente do Senado, José Sarney, que envolve o Legislativo e a sociedade numa avaliação da primeira década deste século, como forma de se pensar o futuro. A letra do cordel será distribuída no dia 29, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O físico amazonense Alberto Santoro será cantado em cordel. A iniciativa integra o Fórum Senado Brasil 2012 — projeto do presidente do Senado, José Sarney, que envolve o Legislativo e a sociedade numa avaliação da primeira década deste século, como forma de se pensar o futuro.

A letra do cordel será distribuída no dia 29, no debate inaugural do fórum, sobre o “analfabetismo científico” — um dos desafios científicos do século 21. Santoro estará presente. Popularizar a ciência é o desafio primeiro do evento.

— A força do exemplo de Santoro é referência fundamental para a juventude brasileira — disse Sarney.

A biografia do cientista foi encomendada ao cordelista potiguar Crispiniano Neto.

— Em geral, os heróis são eleitos entre os que usam da espada ou do canhão para vencer batalhas. É preciso conhecer ícones que buscaram soluções pelo caminho da paz — afirmou ele.

O físico amazonense lidera a equipe de brasileiros no LHC, o maior acelerador de partículas do mundo, localizado na fronteira franco-suíça.

O debate será no auditório Petrônio Portella e começará às 8h. O público-alvo inclui o Legislativo, o Executivo, o Judiciário, universitários e interessados em geral.

O fórum será realizado por uma comissão instituída por iniciativa do presidente José Sarney para organizar debates sobre os desafios das democracias modernas, da era tecnológica, das crises financeiras e da cultura.

Criado em março, o colegiado é presidido pelo embaixador e ex-ministro da Cultura Jerônimo Moscardo.

Conteúdos relacionados