FCMS promove recital da Orquestra Indígena Paraguaçu em Paranhos
Com patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, amanhã (13), acontece o recital de encerramento a Orquestra Indígena Paraguaçu, em Paranhos. O evento inicia às 8h, na quadra poliesportiva da Escola Pancho Romero. A entrada é franca. O grupo musical tem 30 integrantes da etnia Guarani […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, amanhã (13), acontece o recital de encerramento a Orquestra Indígena Paraguaçu, em Paranhos. O evento inicia às 8h, na quadra poliesportiva da Escola Pancho Romero. A entrada é franca. O grupo musical tem 30 integrantes da etnia Guarani Kaiowá.
O projeto foi proposto pelo professor de música Jorge Ibrahim D´avalos Corrêa e promoveu oficinas de flauta, viola, violino e violoncelo neste ano, aos sábados pela manhã e nos feriados, para os jovens da aldeia Paraguaçu.
De acordo com o professor, os jovens da aldeia – que fica a cerca de 35 quilômetros de Paranhos – demonstravam grande talento musical. Eles precisavam apenas do direcionamento teórico. “Eles tem talento, um dom para a música que percebi em diversas ocasiões. Nas oficinas direcionei este talento, explorei o que eles têm de bom e ampliei o conhecimento musical, que se traduz diretamente na melhora da educação”, explica.
O projeto financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais nasceu com o objetivo de abrir novas possibilidades de difusão da música de concerto e conta com a parceria da Banda Municipal de Paranhos. Foram realizadas oficinas de teoria musical, técnica de instrumento de sopro e técnicas de instrumentos sinfônicos.
No repertório, de acordo com o professor Jorge Ibrahim, estarão clássicos da música erudita e também da Música Popular Brasileira, que foram estudados durante as oficinas. “Será uma mistura interessante de sons. Eles têm mais acesso ao popular. A idéia foi aproveitar isso no ensino do erudito”, avalia o professor.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.