Faltando 800 dias para Copa, Minas cumpre cronograma

O Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte seguem em dia com as obras relativas à Copa do Mundo de 2014. A reforma no estádio, as obras de mobilidade e do setor hoteleiro, além das ações de capacitação estão dentro cronograma, assim como a reforma do aeroporto de Confins, responsabilidade do Governo Federal. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte seguem em dia com as obras relativas à Copa do Mundo de 2014. A reforma no estádio, as obras de mobilidade e do setor hoteleiro, além das ações de capacitação estão dentro cronograma, assim como a reforma do aeroporto de Confins, responsabilidade do Governo Federal.

– É gratificante perceber que nossas obras estão dentro do cronograma e isso nos motiva ainda mais a trabalhar para termos tudo pronto ainda para a Copa das Confederações, em junho de 2013. Outro detalhe importante é saber que a grande maioria dos projetos já fazia parte do plano de governo da atual gestão da Prefeitura de Belo Horizonte para beneficiar a população da cidade – afirma Flávia Rohlfs, coordenadora executiva do Comitê da Copa do Mundo de Belo Horizonte.

Confira detalhes sobre as obras que Belo Horizonte está recebendo para a Copa de 2014:

Mobilidade Urbana: Belo Horizonte vai ganhar até a Copa de 2014, três corredores exclusivos para ônibus articulados, os chamados Bus Rapid Transit (BRT) que transportarão cerca de 750 mil pessoas e que estarão concluídos em 2013. A implantação dos BRTs nas avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos/Pedro I e região central vão tirar do centro da cidade cerca de 130 linhas de ônibus.

Hotelaria: Para 2013, Belo Horizonte ganhará oito novos estabelecimentos hoteleiros e, para a Copa do Mundo, em 2014, terá cerca de 36 mil leitos. A cidade terá, pelo menos, quatro hotéis de cinco estrelas e 11 de quatro estrelas. A Prefeitura já licenciou 43 novos projetos de hotéis ? com alvará de construção já liberados ? e tem outros 18 em processo de licenciamento. Todos tem prazo até 31 de março de 2014 para entrarem em operação.

Capacitação: Até o final deste ano, mais de 5 mil pessoas serão capacitadas para a Copa em projetos que envolvem parcerias do Governo de Minas e da Prefeitura de BH com a iniciativa privada (cursos de línguas, agentes de informação turística, guia de turismo, auxiliar de cozinha, camareira, garçom, recepcionista, gestão de negócio, planejamento de emergência hospitalar externa e princípios de medicina de catástrofe).

Aeroporto: A obra do Governo Federal está em andamento e tem conclusão prevista para dezembro de 2013. Após a reforma o aeroporto Internacional Tancredo Neves terá capacidade ampliada de 10,2 (2011) para 16,5 milhões de passageiros/ano, sendo 11,6 milhões no do terminal de passageiros 1 e 4,9 milhões no do terminal remoto; nova área de carga e descarga; ampliação da área comercial; substituição de escadas rolantes; instalação de 17 elevadores e reforma dos pontos de check-in.

Mineirão: O Mineirão está com 55% da obra concluída. São 1850 operários em campo. Nesse momento, uma das principais frentes de trabalho é a construção da esplanada onde 54% das peças pré-moldadas já estão instaladas. Três gruas trabalham na área interna do estádio, com objetivo de buscar com agilidade peças e materiais depositados área externa. Já começaram as atividades de infraestrutura elétrica, instalações hidráulicas e drenagem. 80 % dos futuros banheiros e bares já receberam reboco e piso e metade já está com bancada e divisórias em granito. 30% da arquibancada inferior , futura área VIP, está pronta. No final de abril começam a ser instaladas as estruturas em aço da nova cobertura.

O Novo Mineirão, após a reforma, terá 64 mil lugares, esplanada com capacidade para 65 mil pessoas, 80 camarotes, 2.800 vagas para carros, tribuna para quase três mil jornalistas, sete mil m2 para comércio e cobertura que capta energia solar e transforma em elétrica capaz de abastecer 1.500 residências de médio porte.

– Para nós mineiros, faltam apenas 263 para o início da Copa. No dia 21 de dezembro de 2012, será entregue a obra do Mineirão. Estaremos prontos pra toda e qualquer demanda da FIFA – afirma Sergio Barroso, secretário de estado extraordinário da Copa do Mundo.

Conteúdos relacionados